Tópicos

domingo, 8 de maio de 2011




DIA DAS MÃES

na

PEQUENOS GRANDES POETAS!



(Clique na imagem para ampliar)



FALANDO EM DIA DAS MÃES...

Dia das mães para mim
é todo dia
Não gosto de datas
marcadas,feito cartas...
Num dia tentam condensar
o amor ou talvez
compensar a forma...

Mas amor de mãe
não segue norma
Normalmente é, torna,
transforma, ou sublima
À sua maneira... ser
Um ser maior,
Pleno de graça!

Infelizmente
Hoje em dia
Esta data, como outras,
Se torna obrigação
De sentir que o amor
Se mede na proporção
Do "valor" de um presente!

Presente este
Que deveria ser
Distribuido ao longo
Do tempo que perdemos
Sem perceber o devido "valor"
A se pagar pelo gesto
De carinho da nossa mãe!

(Lage,Mazéh)

...


(clique na imagem para ampliar)



Perdão!

Não estas mais aqui!
Mas, como foste importante para mim!
Pena que demorei a descobrir tal fato
E meus impensados atos passados
Fizeram-me ainda mais indigno de ti

Foste mais do que meu alicerce
Minha base segura de vida
Muito alem da importância que sempre tive
Foi à importância que tu sempre me deste
E quão importante me fizeste e me moldaste

Hoje, infelizmente, somente hoje
Descobri o quanto para mim foste importante
O quanto teu amor materno que outrora
Imbecilmente desmereci e até subjuguei
Foi o porto seguro da minha formação enquanto gente

Tuas mínimas preocupações, teus mimos
Teus carinhos e até tuas broncas e palmadas
Quanta importância tivera, em minha vida, só hoje sei
Saudades de tu mãe!
Da tua conversa franca, do teu apoio incontinente,
Teu jeito carinhoso, corajoso, destemido

A saudade e o remorso se misturam em sentimentos ambíguos
Tudo faria se pudesse para retornar no tempo, àqueles dias
Refazendo muitos caminhos em relação a ti
Retribuindo os teus carinhos, como filho amado,
Deste amor incondicional que tanto me deste
E que sei ainda hoje em espírito continuas me dando

Para no final te dizer o quanto sinto tua falta
De tudo que não valorizei em ti durante todo o tempo
Que Deus me concedeu, como dádiva, de conviver contigo
Por não ter infelizmente compreendido
A maravilhosa mãe que tive
Mas, mesmo assim, ainda que com atraso
Hoje, de peito aberto te digo:
- Te amo!

(Francisco Córdula)

...


CONTEMPLAÇÃO
(Lena Ferreira)

Enquando um filho dorme
a mãe zela pelo seu sono
acalanto em pleno outono
em docilidade enorme

Enquanto acalanta, ora
pelo bem da sua sorte
que siga sempre o norte
confiante a toda hora

Enquanto ora, contempla
a grandeza infinita
do Amor de toda Criação

Enquanto contempla, chora
lágrimas agradecidas
pela dádiva de ser mãe
imagem de mesmo nome


...


(clique na imagem para ampliar)

...



EM TEU LOUVOR, MÃE!

Louvo-te, oh, mãe!
Por todos os meus dias, agradecida,
Sob tuas asas, bendigo ser nascida,
Por ser-me anjo, mais que genitora,
De minha história, a própria autora...

Louvo-te, oh, mãe!
Nesse exemplo de missão, tal Maria
Ao gerar Jesus, o fez como poesia...
Ser mãe de seis, num mundo adverso,
Um a um, no ventre, plantar um verso...

Louvo-te, oh, mãe!
Por todas tuas dores, ver-te reerguida,
Após ter-te tirado do seio, tanta vida,
Seguir ainda guerreira, teu caminho,
Dar-nos apoio e o colo do teu ninho...

Louvo-te, oh, mãe,
Em todos os dias, a Deus e aos santos,
Por abençoar-me com o teu amor tanto!

Telma Moreira

...

(clique na imagem para ampliar)

...


MÃE

Mãe é carinho, renúncia, apego
mãe é alegria, tristeza, recomeço
mãe é ternura, choro, risos
mãe é colo, é amor, sossego.
Mãe é juventude, adolescência, maturidade
mãe é para sempre, não tem idade.
Mãe cuida da gente a vida inteira
mãe envelhece e vira criança.
Mãe adoece, mantemos a esperança porque
mãe é sempre mãe em todos os momentos.
Mãe nunca morre, faz aniversário...
Mãe é a vida em toda a sua plenitude!

Mary Bueno

...



(clique na imagem para ampliar)

...



O Manto Azul

Que não se acenda a Luz!
Que não acordem os anjos
Enlaçados, adormecidos,
Pela Luz azul protegidos,
Pelo amor, que pulsa latente,
À meia-luz, revelando
A mãe que, contente,
Envolta na ternura,
Embala a beleza inocente,
Do filho, maior ventura,
A essência do amor,
Que vem do Criador!

No sono tranquilo
E sereno do amor
Muito longe da dor,
Ela embala seu filho...
E, nessa hora, ela é santa,
É luz que emite o maior brilho
Sinônimo de desvelo e maternidade
Envolta no Manto Azul de Maria
Que surge da Eternidade!

Jane Moreira

...
MÃE

Instinto maior da espécie humana,
Instinto que assegura a perpetuação,
Instinto materno, certeza da perenidade,
Dos próprios instintos da preservação,
Motivo e razão da vida e de todas as vidas.

Maternidade, motivo e razão do amor,
Princípio do querer absoluto e gratuito,
Motivo da sublimação do carinho irrestrito,
Razão do afeto, do zelo e da empatia,
Da entrega absoluta e da devoção à vida.

Então, tudo que se diga da mãe é pouco,
Tudo que se declare de amor é menor,
Muito menor que a devoção de toda mãe,
Muito aquém do amor instintivo e absoluto,
Resumido no carinho e na proteção materna.

Essas as palavras através do quê,
Quero dizer da minha devoção à maternidade,
Homenagem às mães todas e todos os amores,
Resumidos nas mães e no amor às mães,
Simbologia do amor à vida e ao amor por si só.

Mãe, resumo da vida e do amor absoluto,
Vida em si e amor por si só e por todos,
Crença no absolutismo da partilha,
Do se dar sem nada querer em troca,
Que não seja a recompensa do sucesso,
Das crias e criaturas criados por uma mãe qualquer.

EACOELHO

...

(clique na imagem para ampliar)

...

Mãe de filhos de outras vidas!.

Esqueci de pensar nas mães que fomos de outros filhos,
filhos de outras vidas e que hoje nos reconhecem e nós não os reconhecemos;
filhos de almas de uma mesma mônada, com os quais compartilhamos uma vivência expiando dificuldade de nos amar; equilibrando ódio de vida passada por amor na próxima. Filhos não fiquem tristes por hoje, não serem reconhecidos,por suas mães que um dia juraram amor eterno a vocês. O esquecimento faz parte do compartilhar nova vida com outros espíritos a quem ainda devemos. Portanto hoje, peço perdão, por tudo que deixei de realizar em prol de nossa evolução em outras vidas e os perdôo por não terem amado o suficiente para compreeender meu papel de mãe. Tomara que no perdão possamos reconciliarmo-nos e ainda espiritualmente estarmos felizes por uma estrada de muito amor, amor incondicional. Grata por terem vivenciado comigo uma evolução, uma estrada de amor na busca de retornar a nosso Lar. A todos os meus filhos, espalhados por todas as dimensões, eu agradeço por ter sido chamada de mãe de todos vocês. Amo-os, eternamente!

Godila Fernandes

...



MÃE...



Mãe é mãe quer na Terra, quer no Céu!
Mãe é sempre vivíssima figura!
Apenas o seu rosto é envolto em véu,
Quiçá por ser sublime criatura!

Mãe é um oceano de candura!
Nada supera o seu amor ingente!
Mãe é tudo de bom que nos perdura,
Mãe é amor e paz para tanta gente!

Mãe é doçura pura e cristalina.
Mãe é a essência da seiva divina
Do nosso Deus em beleza e doação!

Mãe, que por elas redobrem os sinos!
Nós, os seus filhos, saudosos meninos,
As exultamos sob o influxo da emoção!

J.Udine

...


Mãe!


Como descrever tal criatura,
que tem a ternura,
no seu jeito de olhar...

Como posso compara-la,
se sinto a presença de Deus,
na sua forma de nos amar...

Como pode a minha sensibildade,
descrever a verdade,
que alegra os dias meus...

Como posso retribuir,
se no mundo nunca vai existir,
anjo melhor...presente de Deus...

Mãe, querer te dar um só dia,
para quem na tristeza ou na alegria,
mostrou sempre o bom caminho...

Mesmo quando brava ou nervosa,
me abraçava ansiosa,
e me beijava com carinho...

Hoje na minha esposa eu vejo o brilho,
quando olha um nosso filho,
com o amor que resplandesce uma luz...

E como Maria terna e calma,
com muita paz em sua alma,
acalanta seu filho JESUS!...

Kleber Bernardes

...

(clique na imagem para ampliar)

...


MÃE É MÃE SEMPRE

Mãe é mãe em qualquer idioma,
no suceder de todas circunstâncias,
conhece todas cirandas e acalantos,
preces mais miraculosas,
mãe tem cheiro gostoso de mãe,
contato permanente com Deus,
mãe é tudo para os filhos seus.

Aguarda ansiosa o que está ausente,
cuida, fervorosa, do que está doente,
é dia a dia, o mais sagrado presente;
co-participa dos sentimentos das crias,
mãe sabe antes que aconteça,
sábia, é tão bonita, tão ela ...
na medida exata do imensurável,
na altitude exata da terra ao céu.

indispensável em qualquer instância,
padece sem merecer, merece gratidão,
mãe é flor permanente, nobre e digna.
comida de mãe é deliciosa iguaria,
vida de mãe um mutante calvário.
é única, tantas, todas, tudo.
pra se ter dentro e junto ad infinitum.

[gustavo drummond]

...


(clique na imagem para ampliar)

...





SÓ ELAS...

São tantas as belas, as feras e as cinderelas
Pintadas na tela real e da ilusão.
Singulares
Singelas
São elas, a essência da vida
Origem efetiva da procriação.
São frágeis
São ágeis
Mutáveis
Guerreiras constantes da Evolução.
Sem elas a vida inexiste
Alicerces reais
Continuação.

Mavie Louzada.

...

Mamma

Ao som de Bohemian Rhapsody
Poderia ouvir um mundo de dor
Mãe, é tamanho o teu amor
Consolas, aqueces, em puro afago.

Tirando-me do coração amargo
Depositando em um zen zelo, tua força
Viajo entre narcisos amarelos
Jardins de sorrisos e ardor

Pegue-me novamente em teus braços
Assim eu volto a ser tua criança
Voltando essa grande aliança
Reconstituindo todos os pedaços

Em suma, o carinho que não finda
És, por ti, sempre bem-vindo
Pousa delirante em meu peito
Faz-me, quase sem jeito, tua vida.

André Anlub

...

Nenhum comentário: