Tópicos

segunda-feira, 16 de agosto de 2010


PEQUENAS GRANDES PÉROLAS!


* * * * * * * * * *

(CLIQUE PARA AMPLIAR)


* * * *

É PRECISO SEGUIR...

Vai em frente, vence o teu medo
É preciso arriscar, se quiser a mudança
Liberta-se do comum, dos segredos
Olha a diante e vislumbra a esperança

Dia e noite, há suor sobre a pele
O descanso é santo, à labuta por vir
Somos capazes! Pensemos com fé
A vida é tal, qual se possa sentir

Amemo-nos como vos ensinou o pai
Plantemos o amor para colher a paz
Deposite alegria para creditar sorrisos

É importante crer que há algo maior
Que o mundo poderá ser melhor
Que contemplaremos o paraíso.

Poeta Urbano


* * *

A ÚLTIMA LÁGRIMA

Não há mais o que fazer
prostro-me inerte
ante o abismo da morte.

Num inútil flerte
com as horas vazias
sem um amor que me conforte.

Agora já são frias
as lágrimas que ainda rolam
deslizando por valas tortas.

oriundas de fontes secas
são gotículas sem viço
que já vertem mortas.

A última lágrima viva nasce
pende dos meus olhos
e finalmente escorre...

Passa por meus lábios
ouve o teu nome
cai ao chão e morre...!

Rui E L Tavares


* * *

Ressurreição

Quando eu de vez, me for
Não chorem por mim
Antes, sorriam
Lembre-se de que eu ressuscitei

Ressuscitei antes que morresse
Ressuscitei em vida

Desisti da eutanásia
A que me havia condenado
Antes que o último fio de vida
Me fosse desligado

Ressuscitei da viva dormência
E trouxe o sonho
O sonho que sonhei
Em estado de semi-consciência

Vivi do sonho
E o sonho viveu
Por causa disso,
Agora o sonho sou eu

Ressuscitei e fui feliz
Amei por todos os poros
Fui do amor um aprendiz

Sorri o melhor sorriso
Abracei o maior abraço
Toquei o mais leve toque
Andei um certeiro passo

Por isso
Quando eu me for
Não chorem por mim
Antes sorriam ao lembrar-me
Porque fui feliz

Célia Sena


* *

ENTRE O BEM E O MAL


Há o tédio
arredio

e um viver
e o vazio

Um fazer:
desafio

e o ser mais
que desfio

Entre o ter:
desvario

e o ser,
por um fio

há um bem
e um mal

entre a margem
e o rio

Aline de Mello Brandão


* *

SONETO (ORAÇÃO) DO AMOR MAIOR


Senhor, hoje então, aqui eu venho
buscando sempre de ti uma luz
Mas, a quem amo, se eu não tenho
Eu não entendo esse amor de jesus

Se esse amor é forte a tal ponto
De por no chão um homem de fé
pois contigo me deixa em confronto
pela dimensão que pra mim ele tanto é

colocando toda minha crença em Deus
Jamais creio que não haja solução
Acredito sim que para os filhos seus

Tu tens sempre o melhor galardão
Reservados pr’aqueles que são teus
Não creio senhor... que tu me deixes na mão


Pedro costa


* *

EIS TUDO

Eis tudo
-tudo-
o que me
enviaste:

olhares vagos
sobras de beijos
risos descrentes
verbos vazios
(...)

Eis tudo
_tudo_

Devolvo-te!

(Lena Ferreira)


* *



VEM CHEGANDO A PRIMAVERA

Vitória acorda vestida com saias verdes e corpete de flores,
Numa alegria, que meu coração, contagia e encanta
Ganho lentes de setembro que intensificam as cores
Fico enfeitiçada ante a nova estação e toda sua pujança.

Moças elegantes usam brincos de princesa
E no pescoço esguio colares de pétalas de rosa.
Curvo-me e reverencio tanta e tamanha beleza
Sou borboleta azul beijando açucenas formosas

Envolvo-me com o cravo na sua virilidade grená
E quase, distraída, fico prenhe do sedutor gravatá
Mas chega o lírio branco e me envolve em sua pureza
No canteiro da minha praça que a mente capta com sutileza

O milagre da primavera transforma minha cidade
Idosos e meninos hoje têm a mesma idade
Os olhos que eram tristes... cheios de brilho e esperança,
Os anciões deixam reencarnar sua inanimada criança

Os maus por alguns momentos sepultam a crueldade
E transitam pelas ruas entre gestos de amabilidade
Carregam, com pétalas cheirosas, seus assassinos fuzis
E a paz em primavera reina por entre flores neste país.

Mas tudo é apenas magia que me traz a primavera
No sonho que fez da minha mente um veloz catavento
Sua beleza e seu perfume, por um minuto, o mal superam
E dão asas de beija flor ao meu utópico pensamento.

Carmen Vervloet


* *

Rumos

Traços riscados no papiro de uma vida
Amiga bendita, a tal da memória
Inglórias lutas que foram vencidas
Batalhas silentes no palco das horas

Entrar e sair de sonhos rasgados
Nadar, mergulhar em seus pensamentos
Momentos, instantes... Alguns Tormentos
E seguem o caminho sem olhar para trás

Os olhos são lagos de esperança
Que refletem as verdades pintadas à frente
Na alma, a direção delineada
Entre curvas, segue esta gente

São tantas as possibilidades...
Que os mapas escritos perderam o valor
E com o lápis do tempo apontado para frente
Riscaram na face, os veios da dor.

Márcia Poesia de Sá


* *

Silêncio

Faço amor no silêncio
Meus urros se calam
No som que os corpos emitem
Não falo...
Só sinto o silêncio dizer
Prazeres emudecidos
De camas úmidas
Na calada
Da noite...

André Fernandes


* *

Eu.........música do meu poema

Minha alma flutua
Deu para entender-se com outro corpo
Cada poro , uma letra , uma música nua
Murmurando o pranto e o riso do meu corpo.

A vida é alegre - Sigo o cantar das andorinhas
Soprando minhas palavras...
Numa célula de insistir ser poeta
Alcatifando meu sangue nas veias.

Nos meus íntimos sentimentos
Corro pelos ossos das estrofes
Feliz ! colhendo meus espinhos.

Sinto-me feito uma louca
Satisfeita...em outra alma
Eu toda: Semente para um poema .

Ana Maria Marques


* *


(CLIQUE PARA AMPLIAR)


* *

O AMOR É ÍMÃ


Balangandã

de fogo e afã

de corpo e élan

nu - talismã

do cio, xamã

de mente sã

de amor e lã

paixão - ímã

Aline de Mello Brandão


* *

OUTRORA...

Naqueles tempos de outrora
o sol nascia, imponente
Os passarinhos anunciavam
um dia dourado, clemente

Naqueles tempos de outrora
a lua caía, indolente
Os namorados anunciavam
um futuro esperado, candente

Naqueles tempos, tal como agora
o sabor de cada dia presente
era degustado e cantavam
os anjos, a canção bendizente

Naqueles tempos, tal como agora
a doçura do Homem plangente
era experimentada e dançavam
as crianças, o bailado vidente

de que um dia seriam gente grande!

Anorkinda

.

Nenhum comentário: