Tópicos

sexta-feira, 10 de setembro de 2010


PEQUENAS GRANDES PÉROLAS!


* * * * * * *
IMPERMANÊNCIA


Poeta, olha pra mim!
Estás vendo um poeta aqui?
Nem eu!
Passei a madrugada a procurá-lo na Terra do Sem Fim.

Nem sinal!

Por onde andaria esse filho de Netuno?
Veja: minhas mãos estão cheias de poesia mas,
sem o olhar do poeta, a paixão esfria,

não se completa a poesia.

Eu vos convoco, poetas
dos quatro cantos do uni versus,
Vinde, ó amigos da alma! Juntos, o haveremos de achar!

Olhai, olhai, olhai!...

Que nada fique sem vistoria,
pétalas de flor, relva, sombras, raios de sol;
das pedras do chão, cuidai,

com elas, são horas a filosofar...

Levantai vossos olhos aos telhados e arranha-céus,
fazei pente fino nos outeiros,
grão a grão, buscai nas areias, à beira mar,
nos ninhos de passarinhos,

em toda brisa que passar.

Olhai os lírios dos campos, as crianças, os animais,
asas de beija flores, índios, mendigos,
ancião, catadores de papel e, quando a noite chegar,
olhai para o céu, sondai as estrelas,

detei-vos ao luar,

E então, fechai vossos olhos ... Silenciai...
Cessai vossos pensamentos, e ouvi
o que nos diz o coração nesse momento:

– “Ouça-me...”


Carmen Regina


* * * * * * *
Milagre Do Dia Seguinte

Eu guardei, dos dias lindos,
o azul do céu em pinceladas,
véu nas retinas, abarrotadas
de anil, contra o mal infindo.


Arrebóis pretéritos na alma,
arquivei contra intempéries.
Para aturar com muita calma
o cinza de dias ruins em série.

Espírito imerso nessa placidez,
ignoro o chumbo dos percalços
do lado de fora. Torno a aridez
da rotina um mero alarme falso.

Esse esmero meu, tudo suaviza.
Assim vou para além das janelas.
Visto a roupa nova, de poetisa,
E vou reescrevendo nova tela...

Assim agüento as horas mortas
conservo o melhor; o requinte.
À esperança nunca fecho portas.
Quero o milagre do dia seguinte.

Rosemarie Schossig Torres


* * * * *
Gestação do tempo

É, já são nove horas e tal qual os meses, eu estou grávida...
Grávida de idéias que como fetos crescem dentro de mim
Enfim um batimento quase sem força, busca sem nexo a porta
Aborta-se o vazio, o silêncio que ensurdece
A dor no tímpano das horas...
Eu estou grávida!
Grávida de letras que se modificam, somam-se e se sub-dividem como células de mim
Mas mesmo assim, não sou eu...
Faz parte, está dentro e pulsa, e bate e mexe... Quer sair...
Já são nove horas! E tal quais os meses, é hora do parto...
Meus olhos só vêem o branco
E como era branco as vestes da luz
Medico de linhas, papel
Ajuda-me...
Confio em ti
Um olho no olho, um beijo na testa...
A fé na pena e ela vêm...
Coração dispara mãos suando...
E enfim ela chora...
Nasceu!
E é uma menina...
Mais uma prosa

Márcia Poesia de Sá

* * * * *



* * * *
Encontros Cósmicos!.

Há belas flores de lótus,
nos jardins do grande Buda,
buscam energias das mil pétalas,
a antakarana que as ligue,
através de Samadhi todo o dia.
Somos grandes buscadoras
das verdades de Deus, Pai/Mãe,
evoluindo na Sansara do equilibrio,
na dualidade de ser aprendiz de mestre!
Que o grande sol possa iluminar-nos
as jornadas tortuosas, por quais andamos,
e por onde , com certeza, atingiremos,
a vitória de sermos sementes estelares.
As irmãs-estrelas queridas Lena e Márcia,
Flores de Lótus em minha extensa vida!

Godila Fernandes


* * * *

Feitiço de Flor

Dia cinza e frio
Antecede a negra noite nua
Tamanho véu de breu
Rescende a luz da lua

O corpo antes gélido
Aquece na prata luzente
Desabrochando em branca for
Bela-Dona, simplesmente

Ampla saia enviesada
Abre-se linda e perfumada
Pra o negro céu namorar

O cinza rendido, cintila
E a Bela-Dona, sibila
Dança, adorando o jardim

Entre outras flores desfila
Feiticeira, acorda, enfim
E ferve o frio

Célia Sena


* * * *

(clique na imagem para ampliar)


* * * *

(clique na imagem para ampliar)


* * * *

O Vôo Kamikaze De Ícaro

A imaginação é combustível, carvão.
Fogo místico que alimenta a chama,
Lume criador da divina inspiração.
Aviva a idéia que o verso derrama.

Devaneio, fogueira que me incendeia.
Salva da solidão e contorna o abismo.
A mente trota nas nuvens sem correia,
o corpo, relegado, vaga no ostracismo.

Cruzo tempo e espaço. Vou no vento.
Veículo que conduz ao céu. Mais prá lá.
Sem lei da gravidade. Só em pensamento.
Um guia ao horizonte perdido, Shangri-lá.

Nau para sair do ermo; criar novo arrebol.
Ao zênite cheguei com o quixotesco elmo.
Sou Ícaro em vôo Kamikaze, rumo ao sol.
Volto a bordo dos raios azuis de Santelmo

Rosemarie Schossig Torres


* * * *

Era uma lágrima pequenina,
perdida em sonhos,
ardia em febre no meu colo;

levei-a para dormir,
deitei-a em meu travesseiro de plumas
e logo vieram suas irmãs,
infantes, como ela,
inconsoláveis;

cantei um canto melancólico
a ver se dormiam
e elas foram chegando, dezenas, centenas,
milhares de lágrimas gêmeas,
como bebês, chorando;

não pude fazer nada
alem de cantar para elas,
desconsolada;

supliquei aos anjos
para acalmá-las, dar- lhes sono,
sonhos macios
como os meus,
ainda que impalpáveis,
irrealizáveis,
sonhos doces de sonhar;

desliguei as luzes da ribalta,
os modens, as mídias,
só ficou o vento gemendo na janela.

Dormi a sós com ela, minha lágrima menina,
herdeira do amor, futura rainha
dos anelos .

Quando o sol surgiu
por detrás das magnólias,
acordamos, abraçadas;

agora, vou levá- la ao jardim
para ver a seca devastadora
nos canteiros de lírios
que circundam a moradia

e que sobrevivem,
apesar da secura,
tão somente
pela graça da poesia
e da ternura.


Carmen Regina


* * *
UM PRESENTE DIVINO

Que grande verdade esta,
Kinda e eu, duas estrelas,
nos caminhos de Deus...
encontro muito "casual",
Ele faz parecer assim...
e depois, encontro Kinda,
a brilhar com as letrinhas,
cheia de amor e poesia,
acolherava-as como fôssem
objetos coloridos de criança,
que encaixam umas nas outras,
um colar de pérolas de letras.
A partir de então,Kindinha,
passa a ser coração, cada vez maior...
Minha doce amiga de encontro Divino,
Sou grata ao Pai por este presente,
a colorir de flores-letras, minha jornada,
e ser, ainda,uma tiara, arco-íris, por sobre ela.

Godila Fernandes


* * *
Ser em lavas

De natureza ardente, surpreendente
É fogo que cursa na veia, incendeia
A imaginação é asa, na pele abrasa
Berra o desejo, a alma sente o beijo

E no ouvido o som, a causar frisson
De palavras loucas, gosto de bocas
Precisão do retoque a um leve toque
Imenso ardor sufocante, no instante

O céu rebaixa ao chão, e toca a mão
Corpo ao corpo se cola então decola
Ápice da explosão, imo em pulsação

Gosto, olor, sensação, pós-excitação
Repouso da beleza, sentir de leveza
Ao saber o que quer, instinto mulher.

ღRaquel Ordonesღ


* * *
(Con)versando
...
.
..
Bom mesmo é conversa de Bar
Com bom chopp ou cerveja gelada
Poesia em semente a brotar
Relembrando a memória passada
.
Entre um gole e outro então
As palavras se soltam; universo
Tendo ao fundo alegre canção
Vão nascendo, um a um, lindos versos
.
A conversa...Os poetas alegres
A fio, as horas, por horas
Mais parecem segundos; breves
.
Os relógios-poetas em greve
Nas horas a passar se demoram
Nem dão conta do romper d'aurora.
.

Lena Ferreira
II ENCONTRO POETAS DEL MUNDO EM BÚZIOS-RJ


* * *
* ficaria mais

se você deixasse
se você quisesse
se você chamasse
e

se você viesse
e me abraçasse
e me beijasse
e

adivinhasse
meus desejos
e
me amasse

ficaria...


* Carmen Regina


* * *
A cor azul da violeta.

E do pranto se fez mais pranto,
e do lilás se fez lindo amor-perfeito,
e a esperança deixou-se colorir,
da flama violeta, que purifica e reluz!

O pranto azul da violeta é prata a noite,
É ouro, ao sol escaldante de verão,
É magenta ao entardecer de nosso dia,
É lindo, é a mais linda e breve melodia.

Do pranto não mais do que pranto, saudade,
é a flor azul do dia, é a violeta quase negra,
que lança suave perfume, aos lilases...

E, no peito de qualquer vivente, o amor...
a dor da saudade que aperta o coração
é a cor azul da violeta sempre conivente!

Godila Fernandes


* * *
Quando a luz brilhou

Alva manhã de nuvens doces
E no jardim havia flores
Raiava lindo o deus dourado
Iluminado o arrebol de anjos.

Cantava assim uma sonata
Um passarinho de cor lilás
Pintando uma manhã enamorada
Com notas límpidas demais

Uma florzinha distraída
Dançava a dança da alegria
Ela era simples, muito linda!
E a chamavam Margarida

Quando no céu, surgiu a luz
Como o beijo vindo do Olimpo
E almas irmãs em equilíbrio
Sentiram n’alma sua chegada

Todas as fadas à janela
Sorriam seu mais lindo riso
Chegou Godila flor mais bela
A luz mais linda do infinito.

Unindo mundos e estações
A sapiência do futuro
O amor de várias encarnações
Evolução do nosso mundo

Ela condensa assim, bondade
Num raio puro azul anil
E decompõe os arco ires
Como diamante que a fundiu

É jóia rara de simplicidade
A mão mais terna da emoção
Conhecê-la é uma felicidade
Calor gostoso em meu coração.

Márcia Poesia de Sá


* * *

A sua essência me é um perfume raro

Me nego a viver em prantos
se em meus olhos ainda te guardo.
Se o medo nos provoca desencontros
O destino se curva à inocência
de nossos passos.

Se um dia por estarmos juntos
o pra sempre prometemos,
O tempo marcou o encanto,
e de tantos sonhos silênciados
a Paixão se perdeu em algum canto.

Mas meu coração ainda acelera
quando sua face me é palpável.
Não quero que este sentimento
(mais uma vez) hiberne no passado.
- Eu que já me perdi em outras tantas-
te faço este último pedido:
Um beijo, e juntos iremos pro espaço.

Clayton Pires

.

Nenhum comentário: