Tópicos

segunda-feira, 4 de julho de 2011

PEQUENAS GRANDES PÉROLAS!

* * *
Quando as palavras me acham

Em dias em que não estou triste
(e são quase todos...)
as palavras me acham, me colhem
e me fazem flor
no vaso do pranto e desamor...

Em dias em que não estou alegre
(e são bem poucos...)
as palavras me seguem, me puxam
e me jogam no ar
balão colorido de gás...

É assim que as senhoras palavras
(e são finas damas...)
me curam, me salvam e me asseguram
de que não sou só...
Tenho a poesia para viver!

Anorkinda

.


* * *
Vou andando

Ao objetivo, seja ele claro
ou algo pressentido
pelo meu apurado faro

Vou andando, tranquila
permitindo o preparo
adequado desta trilha

Ao subjetivo destino
modero a pilha
de energia e motivo

Vou andando, madura
moderando o tino
pincelado de loucura

Anorkinda

.


* * *
A MOÇA

Quando a vi passar
A percebi tão linda, tão viçosa
Vibrante, impetuosa...

Eu a quis tocar
Sentir aquela pele achocolatada, macia...
Sentir seu cheiro de café coado,
Acanelado... adocicado!

Quando a vi passar
No espelho da minha memória
Eu a quis guardar,
Para não perdê-la nunca...

Ah! A moça...
A bela moça que fui...

Viviane Ramos

.

* * *
ALÉM...


Quando a alma se torna
Maior que o corpo
Não sustenta
Reinventa...
Evasiva
Não resiste ao desejo de fugir
Vai além dos universos
Dos inversos e reversos
Existentes na transparência
Que não cabe
Na pressuposta consciência
Do [in]consciente sentir...

Mavie Louzada

.
* *

Indisfarçável, a verdade sempre escoa;
mesmo querendo, nada se faz à revelia!
Até quando eu falava de outra pessoa,
era pra você que eu sempre escrevia!

Lídia Vasconcelos

.

* *

TRANQUILIDADE

Para ter paz
É preciso que a paz vá além da palavra
É preciso que entre nos poros
Que corra nas veias
Que enrede as teias
Se abrigue na mente
Impulsione a alma e coração
Rumo à felicidade adquirida
Na tranqüilidade da consciência.

Mavie Louzada.

.
* *
UTOPIA

Há quem diga,
Que minhas vontades são utopias,
Mas se são minhas,
Utopias ou não,
São meus verdadeiros sonhos.

Queiram ou não,
As utopias embalam os sonhos,
Que acarinham a vida,
Cantando fábulas,
Para a tristeza dormir.

E enquanto a rede balança,
Vou compondo sonhos,
Utopias coloridas e sonoras,
Que embalam o meu viver.

Enquanto a vida passa,
E meus dias costuram utopias,
Eu componho sonhos em versos,
Coisa de poeta sonhador,
Que não aprendeu a conjugar desesperança.

EACOELHO

.

* *
Não Sei Definir...

O amor é algo forte, sublime, encantador,
às vezes nos faz perder as rédeas da razão,outras
nos tira o fôlego apenas com um olhar
do ser amado.
Ah o amor, nos arrasta ao
mundo dos sonhos dourados, nos dando
a sensação que ainda somos jovens e
temos muito tempo pra sonhar.
O amor é tudo que temos de melhor em
nossa vida, é a arma que desarma, a
dor que não fere, a alegria sublime...
O amor é simplesmente o amor.

Maria Rita Bomfim

.
* *
Ausência

De quando em quando
Pouso minha quietude
Sobre as pétalas
Das rosas idas
As que já não são mais.
Sobra apenas o talo
Ralo
Sem flor

Sob sombra rala
Paira somente o sopro
Da fragrância adormecida
Cujo perfume
Permanece-me nas mãos
A lembrar-me, vez por outra
O cheiro que a saudade tem.

Célia Sena

.
* *
CRIME PASSIONAL

Tomei-me em delito. Oh, céus! Cometi um crime!
Quis na vida matar tanta coisa, até a mim mesma,
quando enlutada, estive feito cristão em quaresma.
Sabendo da minha culpa, lei alguma me redime!

Tomei-me de um crime passional, premeditado,
sutilmente elaborado, da forma mais inocente!
Tramou-o, sem calcular a punição consequente,
meu ardiloso coração, eternamente apaixonado!

Tomei-me, arquitetando o atentado ao cair da tarde.
E, ao chegar a noite, ao escutar a voz que ainda arde
e azucrina, matei sem dó, e sem nenhuma piedade!

A minha vítima, como que adivinhando a trama,
em holocausto, outra vez veio deitar em minha cama,
e eu matei, sem pena alguma, toda a minha saudade!

Vania Viana

.

Nenhum comentário: