Tópicos

quinta-feira, 11 de novembro de 2010


POETA ALEXANDRE DE PAULA!


Soneto Para Não Morrer


Quando eu for embora na brisa quente
Não deixe sumir do peito o calor
Não deixe calar a voz. Quando eu for
Não me deixe ver o caminho à frente

Não me deixe ver, p´ra que no furor
Não queira voltar tão subitamente
E mesmo que só e um tanto descrente
Os pés neste chão possa sempre pôr

E quando eu voltar, olhe no meu rosto
Verá um sorriso, um olhar altivo
Quem sabe me veja só assim disposto

Quando eu for-me embora no velho crivo
Quero antes sentir aquele ébrio gosto
P´ra ter a certeza de que estou vivo.

Alexandre de Paula


Dois olhos


Como se em verdade a verdade eu fosse
Dois olhos me fitaram frente a frente
Dois globos se fundindo plenamente
Na essência que o não-ser a mim me trouxe

Como se em verdade a mentira eu fosse
Os olhos mesmos me fizeram crente
Dois lábios se deixando secamente
Na florescência de algo que acabou-se

Como se por certo o certo eu não era
Se fez em mim enlace tão perfeito
E em face do mais ínfimo despeito
Desfiz-me em pó e vento qual quimera?

E como se por fim eu fosse fera
Eu que nunca santo, nunca eleito
Dois olhos me domaram cá no peito
Como se eu só fosse nada. E eu era.

Alexandre de Paula

.

Nenhum comentário: