Tópicos

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011


PEQUENAS GRANDES PÉROLAS!


* * * * * * *
LÍRICO...

Me julga como louco
Por não saber nenhum pouco...
... nada, nada sobre mim.

Não entende meu sorrir
Não decifra meu cantar
Não acompanha meu caminhar
Seu mundo é bem distânte de mim...

Se o frio para mim
Aquece o meu amar
Esfria o seu amor
Aumenta o seu penar...

Se o calor do sol
Eleva minha fantasia
À você só angustia
O sol quente, a queimar...

Por isso meu caro amigo
Não me julgue sem saber
Pois nunca irá entender
Os passos de meu bailar...

E quando me ver dançar
Não é loucura apenas
É que ouço os poemas
Que jamais vai escutar.

Mavie Louzada


* * * * * *
Desapego

eu queria
estar sempre de mãos abertas
de bolsos vazios
e sem nenhum cordão a me guiar

eu queria
recusar todas as ofertas
dispensar os desafios
e não ter o que guardar

eu queria
ofuscar toda memória
sair pelo mundo sem destino
e de tudo me desapegar

mas acontece
que eu tenho uma história
não sou da vida inquilino
tenho amores, amigos e um lar

então vivo dividida
se de um lado eu me desfaço
do outro eu mais me enlaço
e tento em contrapartida
a vida não complicar

Helenice Priedols


* * * *
MORADA
.
.
Em mim habita o bem.
Nos meus olhos,
nas minhas mãos,
na minha voz,
no meu ventre.
Em mim habita o amor.
Na minha pele,
na minha boca,
no meu corpo,
nos meus dedos.
Em mim habita a paz.
Nos meus gestos,
no meu andar,
no meu cheiro,
no meu gosto.
Em mim habita o verbo.
E o verbo se faz luz
que guia os meus caminhos.

Amélia de Morais


* * * *
DOMANDO A MENTE

Há de se fechar as entradas
dos pensamentos nocivos,
não se caia em ciladas,
nem se leve pelo destruitivo.

Semear grãos de boa colheita,
gerar frutos de ótimo gosto,
fertilidade mais que perfeita,
arrumar os comôdos, tudo posto.

Eliminar as teias de aranha,
desinfetar o sotão cerebral,
ignorar obstáculos, manhas,
definir o procedimento ideal.

Germinar manhãs serenas,
sonhos inéditos, de ternura,
Reformular cenários e cenas,
Se preparar para a era futura.

[gustavo drummond]


* * * *
Amor platônico

Não sei de você,
Não sei de seus medos
E nem de seus amores.
Não sei seus segredos,
Desconheço seus medos,
E se você tem temores...

Não sei de você...
Inventei um romance
Na minha fantasia.
Não lhe dei uma chance...
Você é uma figura vazia,
Que pincelei de amor,
Enfeitei de paixão
E te adoro no chão...

Te inventei para mim
Para meu mundo enfeitar
Meu sorriso, sorrir
E meu sonho, sonhar...

É um amor platônico
Repleto de ilusão
Me faz perder a razão
Não deixa a coragem chegar...

Mas preciso traduzir
Desvendar os seus segredos
Derrubar meus loucos medos
E esse amor revelar.

Olhe então o meu sorriso
O brilho de meu olhar
Saia do imaginário
Preciso realmente te amar.


Jane Moreira e Mavie Louzada


* * * *
Na Pintura da Chuva


O que eu vejo em teus olhos?
Ó, amor meu, nessa pintura
Que a chuva pincela de você.

Ah... São aquarelas vindouras,
São pinceis adocicando tua pele,
São os pingos da chuva te agraciando.

Eu te desenho na pintura da chuva,
Eu pincelo meus lábios nos teus,
Adocico tua boca na minha,

Enlaço-te nas águas da chuva
Que te recria, minha obra de arte,
Banho-te de cores mais bonitas.

O que eu vejo em teus olhos?
Ó, amor meu na pintura da chuva
Vou pincelando teu amor dentro de mim.

(Rod.Arcadia)


* * *
SONETO DE AMOR-ÁGAPE.


"Dentre todos os tipos de amor existentes,
Um se destaca pela excelsa perfeição:
O Amor de Deus - que se propaga eternamente
Ao mais recôndito do nosso coração!...

É o chamado Amor-Ágape: Partilha e Pão!
Amor divino e transcendente em misericórdia.
Jesus morreu na Cruz por nossa Salvação,
Provando, assim, Sua Paz e concórdia!

"Deus é Amor!": clama o Evangelho de São João.
Amor eterno de sublime mansidão
A tocar nossa alma em constante alegria...

É o Amor Verdadeiro de perene Luz,
Que nos Liberta, Salva e Cura: meu Jesus,
És,sim, a maior Fonte de Amor e Poesia!..."


J. Udine


* * *

SEI QUEM VOCE É

Não te conheço
por digitais,
documentos,
informações;
mas pelo apreço.
toques labiais,
doçura de sentimento,
colocações.

Sei que é voce,
quando a brisa
muda de rumo,
a chama me atiça,
maleável prumo,
sorriso contagiante,
silêncio que diz tanto,
leveza do semblante,
sinceridade do pranto.

Te reconheço a milhas,
mesmo disfarçada
loba na matilha,
lua menstruada,
rosa grávida,
semente ávida,
sem preço;
Eu te conheço...

[gustavo drummond]


* * *

Lembranças

Guardadas estão as lembranças
Para sempre em mim, memórias
Dos nossos momentos, as labaredas
De todas aquelas canções,
Nossa historia!

Todas as nossas gotas derramadas
De carinho e de amor de verdade
Estão em minha alma em um armário
Estão guardados no meu silencio
Minha sinceridade!

Não guardo os momentos feito refúgio
Nem uso disfarce, optei por calar
Quero guardar somente para mim
O mundo não precisa saber
Esse é meu jeito de amar!


ღRaquel Ordonesღ


* * *
ENLUARADA!

Quando a lua desponta
A vida responde e acontece
Marés se enchem,
Os bichos se amam
O botão desabrocha
E se faz de flôr.

Quando a lua passeia,
Se infiltrando pelas frestas
arestas
florestas
È beleza tanta
que a noite vira festa
Como doce canção
a enternecer meu coração.

Quando a lua empratece,
E tinge de azul e branco
os rios
as matas
mares e cascatas
Deus se derrama em harmonia
Transborda o peito do poeta
Em suave alegria
E enluara toda à poesia


Nice Canini


* * *

BORDADO DO AMOR

Usei da linha mais prosa
todinha cor de rosa
era brilhante
provocante

Alinhavei histórias
caidinha de amor
as memórias
em frescor

Bordei um lindo desenho
sozinha em empenho
quase insano
soberano

Enfeitei os vestidos
rainha do amor
meus sentidos
em torpor

Abusei da linha imaginária
doidinha usuária
do alinhavo
escravo

Costurei também o coração
com a linha do amor
tonta emoção
em langor

Anorkinda


* * *
AS MÃOS DE FRANCISCO...


SOBRE A PALMA DA MÃO DE SÃO FRANCISCO
POUSAVAM OS ENCANTADOS PASSARINHOS...
BEM FELIZES, CANTAVAM, SEM BELISCO,
COMO SE CONFORTADOS EM SEUS NINHOS

ESTIVESSEM...AS MÃOS DO HOMEM DE ASSIS
ERAM REPLETAS DA DIVINA LUZ,
E, POR ESPOSAR A POBREZA, QUIS
SEGUIR OS MESMOS PASSOS DE JESUS...

AS MÃOS DE SÃO FRANCISCO, CARIDOSAS,
EXALAVAM O AROMA DE MIL ROSAS
EM SUA ESSÊNCIA DE ESPALHAR A LUZ...

SUAS ABENÇOADAS MÃOS CHAGADAS
ASSIM COMO AS DE CRISTO, PERFURADAS,
TRAZIAM OS ESTIGMAS DA CRUZ!...

J. UDINE


* * *
Na amplidão

Se tiveres sempre os olhos postos
na amplidão da vida, os horizontes...

Se estiveres sempre aberto às luzes
do amanhecer diário, os presentes...

Estarás mais perto dos céus do amor
envolto na paz interna, precursora
das soluções mundanas

Estarás mais pleno de si mesmo
solto na possibilidade infinita
de ser feliz

Anorkinda


* * *
Omissão
(Rondel)

Omissão é falta de amor
É ver o irmão em apuro
Sozinho com sua dor
Sem um porto-seguro

Implorando com langor
Sentindo-se tão inseguro
Omissão é falta de amor
É ver o irmão em apuro

Seja onde e como for
Ou, se grito vem do escuro
Ajudar é dever, não é favor
É ter um coração puro
Omissão é falta de amor

Diná Fernandes


* * *
ABRASADOR


Encosto em teu corpo
Não escondo o jogo
Coerente, me exponho.

Dialeto do amor
Totalmente sem pudor
Os teus lábios, beijo.

Em desejo abrasador
O meu fogo em teu calor
Opulento, incendeia...

O anseio
Tece a teia
Emaranhado do amor...

Inextricável paixão
Sôfrego
Sacio a fome em teu corpo.

Mavie Louzada.


* * *
De Consolo e Palavras

Palavras são apenas
O carinho efêmero
Podem até trazer alento
Mas muitas vezes são
Levadas pelo vento

Palavras podem ser
Ditas para valer
E assim nos fazerem crer
Podem também ferir
E até podem fazer rir
Mas consolo, na verdade,
Só o tempo, cedo ou tarde...

Palavras, só palavras,
A ninguém vão consolar,
Se com elas não vier
O carinho, o abraçar.

Jane Moreira

.

Nenhum comentário: