Tópicos

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011



PEQUENAS GRANDES PÉROLAS!


* * *


MINÚSCULO

Deus me dá pouco
e ao mesmo tempo, muito.

Ele sabe que só preciso
de um grão.

Mas esse minúsculo
que Deus me dá, é tanto...

Que cabe a poesia
e a minha vida inteira.

Danniel Valente


* *
Gente Grande .... desarrumada .


A poesia continua presa
dentro de mim
Áspera
Em tampa de represa
Não consigo arrumar meu cotidiano
Uma agonia sem fim
Esse vagão da minha vida
Normalpata
Árvore sem floração
Água sem transparência
Aula
Sem chamada
Vida de gente grande
Desarrumada
Eu diria que é uma
Sensação terrível
Sem conseguir colocar nos papéis
minhas palavras ...

Ana Maria Marques


* *

Para Amar o Mar

O Mar
É minha areia antiga
Nele
Deixo o dia entrar
Na salinidade
Das suas águas
Mergulho minhas insanidades
Minhas angústias
Unguento
De sol a sol
Percorro seu infinito
Não preciso
de muitos
motivos
Para amar o mar
Basta Um !
Ele parece a mãe da minha mãe
Cuidador da minha vida
Arruma meus horizontes
Em maresia
Algas mornas
Aroma de um novo
sonhar.


Ana Maria Marques


* *

Pluma

Eu vivo dias de pluma,
de versos impregnada
Sempre a bailar e a subir
de éter embriagada...

Se a brisa leve me esgarça
como um fio de matéria
eu me desfaço num traço
surfando na massa etérea...

Na minha vida de mito
repartiu-se minha asa
Queria seguir a lua
e trazer o sol pra casa.

Gladis Deble


* *

AMOR ESSENCIAL

Amor é um caso sério
envolventemistério
mesmo que leve anos
seja leve como isopor
frágil como recém nascido
entre ganhos e danos
enfeitiça a rubra flor
solo estremecido
solo de jazz
sem temor ou culpa
poliniza os versos
fecunda estrelas
gera sonhos diversos
polpa de deliciosa fruta
paz que predomina
pausa na guerra
sensível, sublima
transcende a terra
ultrapassa a razão
coisas do coração!...

Gustavo Drummond


* *
Brincando com você

Quando a gente faz amor
Somos duas crianças a brincar,
Tu me das teu calor
Faz tudo para me agradar..

Me morde com jeitinho
Passa a língua no meu corpo,
Sempre com muito carinho
E vais ficando bem louco..

Retribuo esta tua loucura
Este teu amor verdade,
Esta paixão não tem cura
Nela não existe maldade..

Então para ti eu me entrego
Cheia de amor e desejo,
Para teu corpo nada nego
Nos realizamos aos beijos...

tere&tere


* *
Abraço infinito

Da percepção da cor
a luz que refracta
insere em minha visão
o laranja, despedida do sol
o cinza, peso chumbo das nuvens
o azul, reflexo marinho celeste
o branco, movimento espuma de ondas
o sem fim de matizes em minha aura

Abraço infinito da vida
a eternidade que visita
impele meu transcender
a paz do firmamento perene
a impetuosidade do clima
a imensidão das águas salgadas
a efervescência das marés
a abrangência do Todo em meu Ser

num moto-contínuo de dimensões paralelas

Anorkinda


* *
Chamas em Movimento.

Sou reflexo da tua chama,
Que me envolve, que me chama,
E nos consome, na fome...

No desejo de nós dois,
Não há que deixar pra depois.
No campo, no mar, na cama...

Onde estivermos, nós nos amamos,
E juntos, ao esplendor, chegamos,
Em total entrega e oferta.

Dançamos ao relento,
E, até nesse momento,
Somos chamas em movimento.

Jane Moreira


* *
Utopias De Poetisa

Se toda visão apaixonada
fosse melodia, igualzinho
àquela utopia dourada
da poetisa, nela adivinho:

Brisas levando canção;
sinfonias de primavera,
transbordando no verão.
Aí inverno não prospera.

Se todo sonho cantasse
amor em notas musicais,
talvez paixão o ar levasse
a quem não amou, jamais.

Rosemarie Schossig Torres


* *
Conselho de Mãe

Faça a mala.
Apague a luz e feche a porta.
E saia.

Saia do conformismo
Da inércia, da ilusão.
Diga adeus ao egoísmo
Doença que nos prega ao chão.

Não é fugindo da vida
Que as coisas vão melhorar
Levanta dessa cadeira
Você não tem a vida inteira
Para tentar ser feliz
Felicidade é uma arte
Só a tem quem a reparte
E não quem ao mundo maldiz.

Mostre suas virtudes,
Tome mais atitudes,
Assuma uma posição.
Mude o que está errado,
Deixe a preguiça de lado,
Viva com mais paixão.

Ajude seu semelhante,
Sinta-se mais importante,
Ouça mais seu coração!

Helenice Priedols


* *
Catando versos

Catar versos é meu dia-a-dia
Tudo na vida é poesia
É uma folha que cai
Ou uma flor que se abre
Tudo vira uma elegia

No meu canto eu me solto
Dou asas ao pensamento
Abro a janela, sinto o vento
Ou a brisa que vem do mar
É a vida que compreendo

Em cada momento
Que vivo eu aproveito intensamente
Para meu perfeito acabamento
E se estou triste
Logo, logo, recupero o meu alento

Nunca lamento o deixei
Que não tive, esqueço
Às vezes contemplo e não vejo
Nunca acuso, nem julgo
Acho que só tenho o que mereço.

Joseph Dalmo


* *
Por Toda Eternidade


Voe, voe o mais alto que puder.
Está livre, as correntes estão quebradas.
Voe, voe que esse céu azul você pode ter,
Esse céu azul é seu, batas as asas.

Agora você tem toda a liberdade.
Há um sorriso no canto da sua boca,
Há um menino dentro de si, ele sorri felicidade.
Voe, voe nesta liberdade louca

Que você conquistou,
Voe, voe o menino dentro de si
Porque o homem que restou

De você, ficou lá, naquele casulo.
E por toda eternidade
Voe nas asas da liberdade.

(Rod.Arcadia)


* *
Folha Ao Vento

A brisa improvisa carícias
e a mente vai flutuando,
folha ao vento, inventando
mãos, acendendo malícias.

Zéfiro mais que leve: leviano
leva o juízo e traz tentação.
Ouço seus guizos; a viração
diz em surdina sons insanos.

Mas é só eu dobrar a esquina
e tudo some; no lugar o senso.
Bem comportado, menos denso
surge um vento de pura rotina.

Rosemarie Schossig Torres


* *
A VERDADE

As vezes um mal entendido
põe uma amizade à perder
mas nem tudo está perdido...
se chegarmos a esclarecer!

Porém, se o outro não entender
se nao quizer nos perdoar...
aí então,por equívoco, vamos sofrer...
e o amigo,por um engano, nos desprezar!

Levados pelas mãos do tempo
encontraremos o afago da justiça
o bem que colocará a pedra no lugar.

Mas no coração da própria consciência
deverá habitar a calma e o repouso
se a verdade estiver conosco.

VALDILENE D M da SILVA & DANNIEL VALENTE

.

Nenhum comentário: