Tópicos

terça-feira, 5 de abril de 2011


PEQUENAS GRANDES PÉROLAS!

* * * *


QUEM É ESSA MULHER?

Quem é essa deusa alada,
linda fada onipresente,
que enfrenta toda jornada,
com garra, fervor resistente?

Quem é essa contorcionista,
gritando firme por revolução,
como quem diz de amor
para o amado no portão?

Quem é esta determinada,
que conhece tropeços, sendas,
ouve atenta a voz do povo,
clamando por um mundo novo?

Quem é ela, de raiva bendita,
de amar tão pecaminoso,
com tanta saúde nativa,
raio cortante, luminoso?

Quem é essa andarilha,
cujos passos não vão parar,
mais linda loba da matilha,
que ninguém ousa calar?

[gustavo drummond]


* * * *

Partitura

O amor é uma partitura
Às vezes é complicado ler
Outras vezes desafina
E até se faz coro
Minha partitura tem canção
Tem bis e refrão
Mas meu amor só eu canto
Dentro do meu coração...

André Fernandes


* * *
***CANSEI-ME DE RIR ***

Tantos anos se passaram a sós
e eu, remoendo a triste desilusão
pensando o que fizera de nós
de nossa vida de nossa paixão

Eu ria sim é verdade e sentia o efeito
do mal feito que acabara de fazer
mas hoje vejo que não tem jeito
não posso mais retroceder

Muito eu ri e na verdade choro
cansei-me de rir e sorrir
hoje eu realmente exploro
um bem que ainda possa existir

Quem dera voltar o tempo a tempo
de poder recomeçar e te amar
e não deixar nenhum contratempo
a minha alegria apagar.

***RosaMel***

* * *
OÁSIS NO DESERTO"

Eis-me aqui Senhor a pedir clemência
Por toda dor do mundo, pelos deserdados
Eis-me a pedir Senhor, pelo amor e a paciência
Por todos que se julgam desesperados

Nesse deserto de pedras e secura
Onde a maldade por vezes impera
abranda nosso coração, sem amargura
à buscar Teu Sol Tua quimera

E que o oásis do Teu sorriso nos brinde
Com a ternura desse Teu amor bondade
Que a esperança jamais nos finde
Que vivamos em paz, no amor e caridade

E que o orvalho molhe a plantação
Da boa vontade entre todos nós
Que haja assim em nosso coração
A fé e a misericórdia, que não estejamos sós


Maria Rita Bomfim

* * *
AGONIA

Que dor é essa que me rasga o peito
assola a minha mente de forma obsessiva
que de lágrimas faz chorar meu leito
e me torna uma eterna compulsiva?

Que dor é essa que parece não ter jeito
que derrama no escuro a lágrima escondida
transformando a vontade em preconceito
que não cura a dor mas abre a ferida?

Onde será que anda aquela velha saudade
da moça que não tem mais a idade
e de tristeza perdeu todo o encanto?

Como se não mais a vontade existisse
e o futuro fosse um eterno pranto
e a flor entristecida chorasse o canto?

Mary May

* *

Encontro na noite chuvosa.


E a passos largos
fugia da chuva fina,
quando outros ouvira.

De soslaio, olhou...
nada vira,aconchegara
na capa de chuva as mãos.

Novos passos apressados,
apressara-se também...
coração descompassado.

Noite alta e escura
chuva fina e fria...
Duas pessoas a sós.

Quebrara uma esquina
para certificar-se...
Dobrou a sombra de quina.

O coração disparara perdido,
a sombra apresentou-se,
não era bandido, era o marido!

Godila Fernandes


* *


TODA...SEREIA


Oh coração amalucado
Coração ferido, cansado
Coração sem paz
Oh coração! Escuta-me
Não te canses jamais
Ergue-te coração, esforça-te
Um novo amor vem aí
Revigora-te, vamos de novo insistir
Guie-me coração
Quero vê-lo de novo em ação
Esqueça a ingratidão
Mostre o tanto que tu és capaz
Entrega-te novamente
Vamos voltar a sorrir
Mais uma vez insistir
Quero-te bombeando de novo
O licor escarlate nas minhas veias
Fazendo de mim todo amor
E eu fazendo dela, toda... sereia


pedro costa


* *
Êxtase

Contemplando
A imensidão do mar,
Na paz da tarde
Que morria,
O pintor apaixonado
Dava asas à fantasia...
E, pintando sua aquarela,
Nela gravava extasiado
O amor que era a face dela.

Jane Moreira



* *

INSISTENTE.

Amanhã encherei o céu de vôos encantados,
minha alma voltará a se levantar...
Meu coração, por Deus abençoado,
boa energia disseminará no ar.

A alegria despertará junto ao sol
e a esperança soltará suas correntes...
De longe vislumbrarei um novo farol
e seguirei sua luz, outra vez, insistente.

Os gerânios estarão mais vermelhos
e todos serão mais felizes sem saber por quê...
A luz se refletirá num imenso espelho
que envolverá em brilho minha psiquê.

Caminharei sorrindo pelo caminho
de mãos dadas com a vida outra vez,
semeando pela estrada carinhos,
colhendo amor em vez de tanta insensatez!

Carmen Vervloet.



* *
REFAZENDO NOSSA HISTÓRIA


Ouvi dizer de você,
Em perguntas que não soube responder,
Mas que me aguçaram os sentidos,
Fizeram aflorar sentimentos,
Que há muito sossegavam esquecidos.

E quanto então fiquei só,
Inevitável foi remoer as lembranças,
Impossível não reviver as memórias,
Trancafiadas e já quase esquecidas,
Já em retalhos das nossas histórias.

Doeu recompor o enredo com final infeliz,
Lembrei das tantas vezes que refiz a trama,
Nas noites de solidão mudei os sentidos,
Recompunha as diferenças sempre com êxito,
Só não conseguia retroceder os tempos havidos.

Se pudesse voltar o tempo e corrigir caminhos,
Saberia responder as perguntas feitas há pouco,
Diria que continuas tão linda e somente minha,
Que compomos sim uma história mas sem final,
Que ainda sou teu rei e você sempre a rainha.

EACOELHO


* *

JANELA ABERTA

Como traduzir a canção
se não está nos olhos
no palpável, no horizonte...

É melodia suave, simples
que alça vôo no invisível
e ao mesmo tempo, no azul.

O belo, sim...o belo
eu vejo isso na canção
mas não existe tradução.

Porque é uma beleza perdida
escondida atrás da folha
esquecida num janela aberta.

Talvez seja eu, meu ser
esparramado no vazio
no visível que não enxergamos.

O belo é isso, tão palpável
e de repente distante...

Como um passarinho que canta
e tentamos ver o galho onde ele está
mas é inútil...

O pássaro pequeno se esconde
e só deixa a sua canção
como um azul na imaginação.

DANNIEL VALENTE


* *

Coração colorido

E o arco íris transpassa meu coração
Deixa todas as cores dentro de mim
E a cada lágrima perdida
Meu coração cinge de cor
E a cada pontada
Uma cor em evidência
Saudade na ponta
E no final do arco íris
Tesouro dos céus.

André Fernandes


* *
Arautos

Dizem os arautos da boa aventurança
Amai seus lindos poemas
Como eles amam a ti mesmo
Dizem os arautos selvagens
Trazeis suas quimeras
Pois eles serão a sua moradia
E doem suas inspirações
Aos que necessitam do calor
De um lar.

André Fernandes


* *

TOM MAIOR

Não pergunte à vida
O que ela não possa responder
Observe,ouça,perceba...
Somos instrumentos criados
Para tocar a sinfonia do bem viver

Dê o braço a torcer
Sem medo de reler partituras
Quebrar os padrões
Das tantas posturas
Equivocadas...

Entre sustenidos e bemóis
Maiores ou menores,
Está nosso destino
A nós cabe refinar o gosto
Pura questão de afinação...

Fazer escolhas e arranjos corretos
Numa perfeita composição do Ser
Usando a capacidade de soltar a voz
Em suave melodia,Tom Maior,
De paz,harmonia e esperança

Então poderemos gritar ao mundo
O quanto somos capazes de amar
Livremente,sem amarras,
Sem delegar respostas
A quem não as possui...

(Lage,Mazéh)


* *
PINTANDO SEUS OLHOS

Eu pinto seus olhos
nas cores de me olhar
pinto verde-esperança
pinto azul-da-cor-do-mar
Eu pinto seus olhos
nas cores de apenas me ver
pinto preto-escuridão
pinto castanho-amanhecer
Eu pinto seus lindos olhos
nas cores do mundo seu
com a tinta do arco-íris
que brota dos olhos meus

Amélia de Morais


.

Nenhum comentário: