Tópicos

sexta-feira, 19 de agosto de 2011


PEQUENAS GRANDES PÉROLAS!


* * *

Adeus(?)

Por que deixaste, amor, a porta aberta?
Se ao saíres carregaste contigo
tua vida e a minha
empacotadas
se na mala levastes
meus sorrisos
em meio aos teus pertences
- nem percebestes?
Se o adeus é uma porta fechada
por que deixaste, amor, a porta aberta?


Helenice Priedols

.


* * *
Divisando o tempo

Podemos marcar o tempo
com um cronômetro
ou com o relógio solar
porém, o fundamental
não é divisar o tempo
é deixar sua vida o tempo contar

Podemos não notar
a sucessão dos anos
para a velhice não chegar
mas não podemos impedir
do rosto, as rugas mostrar
o que foi e não é mais

Os anos se passam
passam-se os dias
mas não passamos ilesos
de ganhamos peso
de perdemos cabelo
pela força da entropia

Não adianta comparar
o antes com o depois
e das paixões lembrar
passadas e vividas
que se forram
para não mais voltar

Nasci em um mundo
diferente do presente
conturbado
e dos dias e das horas
do futuro esperado
para vivenciar as lições
do passado

Joseph Dalmo

.


* * *
Eu... Sem títulos

Nasci como qualquer ser humano
No coração o amor,
de causar inveja ao oceano
As vezes correta
outras vezes insana
sem sono eu deito
ou acordo com sono

sou justamente um ser
que acredita
sem precisar ver
sei que Deus me é fiel
e eu?
Sei que não deveria ser
Mas valho quanto tenho
As vezes sou somente um pingo d’agua
Sei que não movo o engenho.
Busquei conhecimento
Isso ninguém me tira
Talvez cause em alguém, ira
Nada posso fazer
Somente estender a mão
Ser o ser companheiro
Isso não paga em dinheiro
Quero ser somente eu, sem títulos
Assim sigo
Escrevendo meus capítulos!


ღRaquel Ordonesღ

.


* *
Por Trás Do Véu Do Horizonte

Invasora, a chuva roubou do sol as amplidões!
Mas já parou... Agora posso abrir as janelas...
A paisagem recém lavada distribui sensações.

O céu contribui com um arco-íris, fim da procela.
Nele eu embarco; em mim fluem as sete cores...
Pergunto: onde se abastece? em qual aquarela?

Como uma menina curiosa, presa de miragens,
alucinam levezas, tons ;eu bebo o panorama.
É a imaginação, que espia de cima a paisagem...

Feito céu, queria ver o que o outro lado derrama.
O que há por trás do véu do horizonte?Fotografia?
Cenário igualzinho a este? Visão vivaz me chama.

Nunca foi tão verde a serra azul! Ocular fantasia.
Esquadrinho a vista, olhos se perdem no espaço...
Eólios pensamentos trazem no regaço esta poesia.

Rosemarie Schossig Torres

.



* *
Soneto Encarnado

Uma era encarnada e a outra branca
uma era feliz e a outra triste
mas tinham em comum a mesma estampa
perfume que exalava odor em riste.

Plantadas num jardim por entre tantas
apaixonaram-se e o amor consiste
trazer a alegria que encanta
a emoção floresce e insiste.

O amor é um sentimento de esperança
Que enfeita a vida e toca a melodia
espanta a dor trazendo a bonança.

E as rosas floresceram nesta dança
que vida e morte mostram em sintonia
e a ilusão se torna esperança.

Mary Bueno

.


* *



* *

Tanta Saúde

Amar assim
Só faz bem...
Aquece o corpo e a alma,
recupera a calma.
É tanta saúde...
Tonifica o coração
Espanta o frio
Dá brilho a pele.
A circulação vai como rio.
Amiúde...
Tudo fica melhor
Você engrandecido.
Na intimidade
de um grande amor
correspondido.

Gladis Deble

.


* *
Desmedida!.


E teu olho olha o meu,
e meu peito se inflama,
coração vira chama
e o amor, no apogeu!

E nada nos separa,
nem a vida que escancara,
esta disparidade,
no contraste das idades.

Queira-me como te quero,
espírito, alma e coração,
deixe que no tempo eu espero!

É amor para ser eterno,
numa desmedida vida,
não cabe amor tão sincero.

Godila Fernandes

.


* *

INFINITO

O meu amor por você
talvez tenha sido único,
porque só é dele que eu lembro.

As cachoeiras mais belas
gritam de pureza
porque nelas, eu vejo você.

E eu era só um menino
que nem sabia segurar
nas suas mãos...

E eu era um príncipe
que pisava nas nuvens
só por estar perto de você.

Todas as coisas eram valiosas
quando você as tocava,
um simples papel amassado.

Talvez você tenha sido
o meu único amor
pois por ele, ainda respiro.

E tiro das lembranças
o meu melhor sorriso
quando lembro o seu.

Se por acaso eu chorar
certamente, vai ser de alegria
pela vida que ainda tenho
por sua presença tão viva.

Eu sei que devo encerrar o poema
mas que todos saibam
que ele é infinito.

DANNIEL VALENTE

.

* *

Vazio!.

Não bastasse a linda lua,
minguando este amor profundo,
sentei-me a espera de um mundo
num imenso vazio... fiquei nua.

Criatura de um Criador Onipotente,
Não sabia quão vasto um vazio se instala,
quão negro um buraco pode conter,
a falta da fala sensata, no ar que se exala.

Uma mente que não mais raciocina,
todo um cantar descontente,
a toda uma informação sem leitura.

Há risco de um vazio permanente,
de uma frágil lucidez de um ser,
tornar-se um estranho vazio demente.

Godila Fernandes

.


* *




* *
DIA DE CHUVA

A languidez do vento
sopra as folhas
e a mantilha cinza da manhã
descobre a névoa.
A fada comovida sopra juras
de amor enternecida,
enquanto aguarda na varanda
a tempestade guiada pela brisa.
O cheiro da terra molhada
tudo invade...
Chegou a chuva!

Gladis Deble

.


* *



* *


.


Nenhum comentário: