Tópicos

segunda-feira, 29 de agosto de 2011



PEQUENAS GRANDES PÉROLAS!


* * *
Estrela Maior

Às vezes eu sou qual um navio à deriva.
Quando não ouço a bússola que tenho,
batendo minúscula no peito, brasa viva.
Músculo que diz aonde vou... E venho...

Quando te escuto coração: velho realejo,
não preciso de constelações, nem mapas.
Não existe estrela maior que meu desejo.
Nenhum porto ou ancoradouro me escapa.

Mas à socapa um infortúnio; tudo escurece.
seu vento derruba; efeito de canto de sereia,
e eu vou ao fundo; a miragem me ensurdece.
A sorte me larga; azar vem com a maré cheia.

E então eu sou o náufrago que envia garrafas.
Quem diria a mensagem é prá mim; nova lição.
Saída está comigo, sem eu saber;miopia abafa.
Preciso achar a porta, já tenho a chave na mão.

Rosemarie Schossig Torres

.


* * *
Chuva de Lembranças

Como é bom ter olhos para ver o mundo!
O céu nublado, olhado de um jeito profundo,
escoando chuva miúda, límpida, fina...
Regando meu amado jardim, com água tão cristalina!
O verde relaxante das folhagens que vem e vão
contrastando com flores coloridas que gratuitamente se dão...
Flores e folhagens unidas num perfeito casamento,
embalando sonhos lindos, trazendo a tona latente sentimento.

Volto ao tempo de infância
e a chuva, as flores, o cheiro de terra molhada,
me trazem a saudade, o perfume, a fragrância
dos tempos felizes de criança, vividos na casa caiada.

Vejo-me a caçar borboletas...
O riso fácil, os pés descalços pisando a lama macia!
Ouço a voz de mamãe: “Menina sem juízo, vais ficar doente”!
E a voz de papai, que para ouvir novamente tudo daria:
“Velha, deixe a menina, isto faz bem, ela está contente”!

E nas noites bordadas de chuva,
papai, velhas histórias de família, a contar...
E eu agachada a seus pés, excitada,
com os olhos quais raios de sol a brilhar,
queria saber de tudo, queria eternizar o momento,
para sentir da sua voz o calor...
Que no frio da minha terra me aquecia com amor.

E em cada gota de chuva, que cai no meu jardim,
lembranças de momentos vividos
brancos, imaculados como o jasmim.
Momentos de ternura que voaram ligeiros
como os pássaros que agora da chuva querem se abrigar...
Momentos de aconchego
que só o calor de uma família feliz pôde dar!

Momentos que no tempo passaram...
Mas em mim eternamente ficaram...
Momentos do passado, mas que em mim estão presentes...
Momentos que me questionam,
quando num futuro ameaçador penso estar ausente.
Tantos momentos felizes,
incontáveis como as gotas de chuva
que agora o céu escoa...
Momentos cristalizados no coração da menina
que continua correndo atrás da borboleta esperança que voa...

Carmen Vervloet

.


* *
"PASSARINHANDO"

Pelas bandas
Dos brejos
À sombra de árvores
Na curva de um rio
Eu passarinho
Feito passarinhos
Em busca da fruta
Madura...
Voando só
Ou em bandos
Às vezes em fuga
Como Bach,
Eternizando momentos...

(Lage,Mazéh)

.


* *
***Dores da Alma***

Na minhálma foi escrito a ferro e fogo
a tortura de um desejo incontido
Soterrado em terra branda derretia
por entre musgos do canteiro revolvido

E a fonte negra convertida que fazia
um borbulhar num silencio efervescente
Em densos vapores que ali efervecia
na imagem crente que meu olhar então via

Endoidecida num murmúrio desconexo
vejo a vida rodopiando num só plexo
e minha alma de sonhar estremecida

Gerando amor que na resposta em tormento
lava em lágrimas sem nenhuma piedade
o sorriso morto sem nenhum contentamento.
by
***RosaMel***

.



* *
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

.


* *
POEMARIE

(sobre o belo trabalho de Rosemarie Schossig Torres)


Ora, Poeta, foi o sol que convidou a chuva
a lavar a paisagem e deixar respingos
para que ele pudesse se fazer pequenininho
e provocar efeitos incomparáveis em cada
gota, feito prismas diminutos e gigantescos
em luz e poesia.

Eu não disse? Até o céu tornou-se cúmplice
dessa obra magnífica que encantou você e
todos mais que tem no peito um poema
ao invés de um coração.

Desculpe, mas estou me servindo aqui
de um drinque dessas miragens, dessas levezas
desses tons, dessa paisagem e desse panorama,
porque não deu pra resistir.

Sinto muito, mas você não me engana.
Será que pensa que não sabe, que o coração
de cada poeta é um céu ilimitado?
Será que pensa que não sabe, que o que há
por trás do véu do horizonte é o que você quiser?
Sinto muito, mas você não me engana.

Ah, se entregou, né? Quem foi que pintou de azul
a serra verde? Quem foi que transformou em fantasia
a realidade ( ou vice e versa )? Quem foi que deixou
os olhos se perderem no espaço, sabendo que o vento
que faz curvas os levariam para além do véu do horizonte?
Quem foi que disse que o vento não faz curvas?
O vento do poeta faz. E você sabe disso.

LCPVALLE

.


* *
CORRER O RISCO


Minha vida sempre foi feita de riscos,
De desafios e de muita paixão!
Quero correr contigo o maior de todos eles,
O risco dessa proibida paixão!

Envolver-me contigo totalmente sem freio
Abrir-me a todo tipo de penetração
Quero tua carne adentrando na minha
Enquanto tua alma na minha se aninha!

Quero que mergulhes nas minhas profundezas,
E que arranques as emoções mais lindas,
E que extraias do meu sexo as belezas,
E também todas as possíveis safadesas.

Viver intensamente como quem ama,
Correndo o risco de se apaixonar
Passear de mãos dadas na praia,
E, comovida, ao por do sol, poder chorar!

Marlene Caminhoto Nassa

.


* *
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

.


* *
Pra Não Sofrer...

Procuro, com afinco, o lado bom da vida.
Nunca brinco com fogo... Sou precavida.
Por isso, fico longe dos jogos perigosos.
Fujo dos pontos nevrálgicos, nervosos...

Pra não sofrer eu tranco bem as janelas.
Evito a televisão; todas as suas mazelas.
Nada de surpresas ou finais dramáticos.
Sobre a mesa eternas flores de plástico.

Pela paz leio livros que só terminam bem.
Bela pequena ilha, onde tudo acaba zen.
Mas se o caos acena com a inevitável dor,
analgésicos sempre a mão para o que for.

Rosemarie Schossig Torres

.


* *
Vácuo

Deve ser o tal do sopro,
A produzir tal falha leve
E arrancar-me em tranco oco,
Esta busca doída e breve
Pelo ar que já não vem
Quando tento respirar

Defeito de um coração frouxo,
Escravo do afago farto,
A falar-te da saudade
Que lacera-me o juízo.
Coração dilacerado,
Dividido, esfacelado,
Ciente do mal que tem.

Este espaço esvaziado
De onde até o ar recua,
É o lugar da casa tua
Esperando-te voltar
De sol à sol, de lua à lua.

Célia Sena

.


* *

CHUVA NOS RIOS

Aqui em Caruaru
Cidade do Estado de Pernambuco
Marieta moça prendada
De vida um tanto amansada
Pra sua infelicidade
Apaixonou-se por um moço maluco
Sem capacidade
De arranjar trabalho
Só vivia jogando baralho
Seu pai arretado
Falado em toda cidade
Sabia que essa moda
Daria conversa e sururu
Ele tinha a boca banguela
Não sabia falar com uma donzela
Marieta um tanto triste e segurando a anágua
Chorava feito uma chuva nos rios...
Ela não tinha opção
Vivia em comoção
Queria conhecer o Zé
Da cabeça e ponta do pé
Zé já havia feito um juramento
Com a fome que tava
Só atirava no lugar certo
Marieta um tanto aperriada
Quando a mocidade explode
Pode dar o maior bode
Não me importo de ficar
Namorar
Xambregar
Com o Zé jumento
Ele promete ser bom de angu
Em todo Caruaru .

Ana Maria Marques

.


* *

O casório do Zé

Zé e Maria se casaro
sacumé, povo da roça
não viaja na lua de mér,
já vai direto pra sua palhoça.

Chegano lá no seu casebre
Zé e Maria vão para o quartinho
a Maria, muito tímida,
vira para Zé e fala baixinho

-Ó Zé num gosto di ficar exposta
mais ocê num mi óia,
nem ieu ti óio,
vamu tirar a rôpa dis costa.

- Zé responde: Tá bão.
Intaum eu num ti óio
e ocê num mi óia, tá cumbinado.
Nisso Maria abre a malinha de papelão

tira a camisola de algodão
que tinha comprado fiado
ao vestir a camisola notou
que a mãe tinha lavado,

ponhou no sór pra módi quará
e ficá bem branquinha..
só que a véia
pra mode a camisola branquiá

lavô dimais qui incurtô
prá mais di parmo, a danada
usando goma demais prá passar
deixando muito engomada.

Maria então diz: desconsolada
cum o esforço que a mãe fez

- Meu Deusducéu,
cumé qui eu vô pro ninho
com um trem desse
duro e curtinho?

Aí o Zé chia:
- Ah Muié!
ocê mi oiô, né?.......
qui putaria!

Joseph Dalmo

.


2 comentários:

Jota Brasil disse...

Poxa....fazia tempo que não vinha aqui. Tá bonito, gostei dos poemas. Todos muito bacanas, mas gostaria de destacar a Rosa e a Celia.
Parabens Kinda...

Anorkinda disse...

hellow Jota!! saudadona!

Grandes Pequenas Poetas, Rosa e Célia e todas nós! hehehe
os homens tb tão de bom tamanho...
kiákiá!

volte sempre, volte mais!
bjuuuuuuu