Tópicos

sábado, 25 de dezembro de 2010


PEQUENAS GRANDES PÉROLAS!


* * * * *

NA FOLHA


Eu busco da poesia, a pena...
leveza.

Eu busco da poesia, o barco
viagem...

Eu busco da poesia, moinhos de vento
sonho...

Eu busco da poesia, cristais
palavras claras...

Eu busco o simples, lua, sol, garças
eu quero o mar.

Não quero o campo, polido
quero ver o grosso roçado...

Eu quero ver o pássaro
tecendo a imagem do quadro...

Eu quero estar pousado no poema,
como numa folha.

DANNIEL VALENTE


* * * * *
Vício



Vou me drogar de poesia
morrer de over dose de versos

E em meu ultimo reverso
A gasta gota da emoção
Me pingará os tetos
cerebrais.

Queimando meu juizo
até a pedra
fundamental

Onde morrerei
de prazer, lírico.

Márcia Poesia de Sá


* * * * *
Lúcida Embriaguês

Outra dose
Dupla, por favor
Qualquer coisa,
Aceito o que for
Desde que não seja
Outra dose de realidade
Porque a última
Desceu rasgando

Sanidade, consciência, sensatez
Todos esses barbitúricos, ansiolíticos,
Anti-convulsivos, anti-depressivos
Enterraram meus heróis
Cujas pupilas se fecharam
Para a lucidez imposta

Quero champanhe
Para acompanhar meu Vallium
E, valha-me Deus,
Há de valer a pena
Deixar pra trás a estupidez
De acreditar nessa realidade
Com o prazo de validade vencido
"Saúde"

Célia Sena


* * * *

Beijo


Sopro de vida
Ardente paixão
No desejo escuto,
Num arquejo,
Meu universo
Silente ,na imensidão
De um beijo!


Eliane Thomas



* * * *
O Adeus...



Não chores, acabou.
O dia chegou, partirei.
O trem vem apitando, terminou.
Não peça pra ficar.

Não peça pra olhar teus olhos,
Na peça pra eu te abraçar.
Deixa-me ir, deixe-me partir
Pra longe de sua voz, pra longe de ti.

Não me peça pra lembrar dos momentos,
Dos maravilhosos momentos, rasgue
Todas as fotos, aquelas fotos, queime-as
Para as lembranças desaparecerem.

O trem vem apitando, terminou.
Nem olhe para as estrelas, nem pede a lua,
Não procure dentro do seu coração
A minha presença em ti.

Não chores, acabou.
O dia nasceu, partirei.
O trem chegou. Adeus...

(Rod.Arcadia)


* * * *
O Velho Poema

Creio que sou poema,
creio que sou pedaços,
uma hora eu sou amor,
outrora eu me disfarço!

Creio que sou um todo,
às vezes eu sou um tolo,
em todo verbo me torno
novo, é desta forma que
me apresento agora, pois
amanhã já serei um velho!

Às vezes me perco nas rimas,
na primeira linha, cri que fui poema,
na segunda, que fui pedaços,
na terceira, que fui amor e
na quarta eu disfarcei...

Pulei pra segunda estrofe, crendo
que era um todo, é aí que me torno
um tolo, em todo verbo que penso ser
novo, é desta forma que me apresento
agora, pois já me tornei um velho!


Pergentino Júnior


* * * *
Amar no Infinito

E eu suspirava olhando o mar
O luar refletia a lua nas ondas
O mar refletia na lua o espumar
Meu peito rugia o amor que tu sondas

Nuvens escondidas guardam segredos
No além do infinito gritando ao léu
Não morra por mim viva em degredos
Que assim eu te vejo pertinho do céu

A imagem que eu via assim tão serena
Parecia a virgem volitando na água
Aspergindo amores a balançar serena

Voltes pra mim minha doce donzela
Não morras nem fujas com tua mágoa
Pois amor é uma flor que cheira a mazela

RosaMel


* * * *

Falta de beijos

Quem oferece o beijo sincero
vertido do coração em desejo?
Não quero o beijo mecânico
da língua desconhecida

Quem oferece o beijo querido
esmero do carinho em desejo?
Não quero o beijo esfriado
do lábio andarilho

Há falta de beijos amados
no mercado dos corações
Eu quero contabilizar
os dias de troca

Há falta de beijos poéticos
herméticos, selados
Eu quero os beijos
estalados do amor

Anorkinda


* * * *

O amor é lilás

Um pouco do azul do céu
Pitada de pôr do sol
Assim é o amor...

Chuva que cai de tarde
Comove com um belo arco-íris
A alma em chama que se alardeia...

A prata da lua cheia
Ilumina o mar e areia
Súbita visão d'uma sereia ...

Tudo é encanto, tudo é feitiço
No coração e olhos de quem ama
Tudo se revela bonito...


Eliane Thomas


* * * *


PRESENÇA


Quando por fim
a vida chegar ao seu limite
ficarão suas pegadas.

É bom que seu neto, seus filhos
possam saber da sua caminhada
sobre a face da terra...

E olhem para aquela planta
que você cuidava,
seu cuidado com as flores.

E pensem que um dia
sua presença perfumou
celebrou a vida.

Porque a sua estória
ainda ficará mais um tempo
escrevendo para os outros, o caminho.

DANNIEL VALENTE

.

Nenhum comentário: