Tópicos

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PÉROLAS da poetisa JANETE DO CARMO

SAUDADES

da PEQUENOS GRANDES POETAS





RUMOS

Vamos parar
Vamos sair
Vamos voltar
Vamos partir

Quem está andando
Quem está dormindo
Quem está pensando
Quem está sentindo

É muito complicado
Nada está decidido
Nem tudo está acabado
Nem todos sabem onde estão indo

Janete do Carmo



CONTEMPLANDO

De onde vim
E pra onde vou
Não preciso de tempo
Não preciso de verso
Muito menos de rimas

Não é em vão
Que a qualquer hora
Irei embora
Ser eterno poeta
No universo!

Janete do Carmo



VIVO E VIVA

Despe-te do teu luto
Pois, pelo que está vivo
Ainda luto até o sangue

Tira a tarja negra
Já que o coração pulsa
E meu pulso é forte na lida
Até a última gota de suor

Acenda a vela
Pra espantar o breu
Porque o amor ainda respira
O carinho corre nas veias
É por aquilo que se nega
Que oferto toda minha lágrima

Janete do Carmo



OBJETIVO DO POETA

Fui eu que despertei do sono escravo
E recolhi os sonhos como grãos do respigar.
Eu, também, pisei a realidade
E separei o vinho do vinagre.

Entende que não sofri o jugo só por mim
Mas por ti, por ele, pelo outro
Por todo desconhecido de outrora
E todos que serão, no futuro.

Assim, cumpri minha sina
Semear e colher palavras
Na seara abençoada da poesia.

Janete do Carmo


INQUIETUDE SENTIMENTAL

Queria desmanchar a flor
Separando as pétalas
Que fossem de amor

Restaria em meu peito
Somente o perfume vazio
Sem me causar dor

Porque, agora
Nuvens vermelhas
Choram a dor que sinto

Digo que em meu coração
Banhado por essa chuva
Já existe um jardim de solidão...

JANETE DO CARMO


MILAGRE

Do pouco que sou
Entrego a metade
Pois a outra parte
Já não vive sem você

De tudo que tenho
Entrego a totalidade
Uma gota de toda lágrima
O calor do meu verão
Para o frio eu dou o lenho
Para a dor, o madeiro
E dinheiro?!
Bem, esse não tenho

Do amor que tenho no peito
Entrego cada pulsar
O perfume da rosa no leito
O sorrir e o cantar

Entrego meu dia desde o amanhecer
A noite já é sua, meu sonho é você
Se for para uma felicidade eterna
Entrego minha existência terna
Para em você sobreviver

E, também, se for preciso
Pouco, muito ou tanto
Faço verso, faço canto
Faço pra mim, faço pra você
Tudo em dobro, portanto
Só pra poder receber
O milagre do seu sorriso

Janete do Carmo


ANA CRÔNICA!

Na velha concepção
Estou cinquenta anos
À frente do meu tempo...

Por isso
Sou i(NOVA)ção!

Janete do Carmo



EVENTOS
(poetrix)


Vida e morte
Importante é o que se deixou...
Isso será levado para a vida eterna

Janete do Carmo



Meus versos

São pétalas soltas
para espalhar
doce aroma

Compõem um poema
que fica
sorrindo ao sol
e saltando ao vento

Cada uma vai
numa direção...

Assim, algum dia
algum cai
em seu coração!

Janete do Carmo


PERTENCES

Seja
num relicário
no cofre, no baú
na caixa de guardados
na gaveta do armário
na caixa de sapato
pendurado com o calendário
ou, que seja também
grudado na geladeira
espetado na almofada de alfinetes
no porta-joia
emoldurado na parede
dentro do pote de margarina vazio
engarrafado na pet
escondido no fundo da lata de arroz
embalado em jornal
na caixa de papel machê
dentro de um saco de pão
na sacola plástica do mercado
junto com perfumado sachê
debaixo do colchão
dentro da fronha do travesseiro

Seja lá onde for
quero que você
guarde meu amor
que lhe pertence
pode até ser
dentro do seu coração!

Janete do Carmo



SABEDORIA

Haja
chuva
ou sol
o importante
é que haja luz!

Haja
lágrima
ou sorriso
o importante
é que haja amizade!

Haja
flor
ou apenas verde
o importante
é que haja verdade!

Haja
erro
ou acerto
o importante
é que haja diálogo!

Haja
certeza
ou dúvida
o importante
é que haja futuro!

Janete do Carmo


ILUSÃO
.
Enquanto a chuva
cai sobre o botão
à espera da flor,
as lágrimas
saem do coração
aguardando
o pouso da libélula!
.
Janete do Carmo

.

Nenhum comentário: