Tópicos

segunda-feira, 14 de março de 2011


PEQUENAS GRANDES PÉROLAS!



* * *
Rendição

Não sei que fogo é esse
Desconheço tal espécie
Que mata numa chama só
Morre, a vítima, sorrindo
Desfalece, vira pó

Morre feliz
Coração em brasa,
Olhos fixos, distantes
No horizonte dos amantes
Overdose de todas as coisas,
D'antes

Morreria outra vez
E mais outra
Se outras vidas tivesse
Porque dessa morte
Ressuscita-se
E a ressurreição
É a comunhão com o infinito
Por isso morro
E ressuscito
Durmo, acordo
E acredito

Sentimento bendito
Incendiou meu coração.

Célia Sena


* * *

CATIVAS

As meninas dos meus olhos
Nunca usaram vestidos
Nunca brincaram de roda
Nem conheceram cupidos

Sobreviveram por si...
São muito de mim nessa vida
Jamais tiveram bonecas
Nem fizeram comidas

São meninas dos meus olhos
Isto me deixa feliz
Gêmeas e separadas
Por meu imenso nariz.

LCPVALLE


* *

LUZ & LUZ

Luminosa é a noite
Em que tú me abraças
Radiosa é a vida
quando me afagas
São como estrelas flamejantes
ventos ciciantes
Carícia breve e certa
Amor que tudo conserta
concerto de brisas; plena aura
Murmúrio de aguas que cantam
Céu açulando os mares
Asas colorindo os ares
Universo de quinta grandeza.

Luminosa é a noite,
Em que tú me abraças,
Harmoniosa luz a incindir na areia
raio de lua cheia
Véu diáfano de alegria
Dadivoso momento de paz
Amado pedaço de mim
Tque de eros, mãos de cetim
Claridade sem fim
Quando voce toca em mim!

nice canini


* *


METAMORFOSE

Sua chegada
mudou meu destino
alterou minha rota,
tão esperada...
Me fez menino,
aumentou minha cota
de desejo e amor,
tudo se fez belo,
tanto me faz bem
Solo de violoncelo,
achei meu lado zen
Você chegou
com teu jeito de menino
lindo, franco, luminoso
minha alma balançou
como teu canto de amor
Nota-rota-viagem
mesmo tempo e espaço
duas chamas que se tocam
luzindo nossos olhares
achei meu destino

Marly Ferreira e Gustavo Drummond


* *

GÊNESE DA POESIA.


Deus soprou Poesia no Universo
E a Sua Luz habitou entre nós.

A Terra, antes informe, ficou prenha
De luz e formas, fúlgida de versos...

O poeta, então, surge para a ceia
Da estética e da beleza que existe na Arte.

O artífice do verso vai urdindo,
Em sua criação, à força da inspiração,

O que de belo existe à luz do mundo.
E constrói o poema com palavras.

Palavras e mais palavras se erguem
Para a construção do poema em aflição...

Trava-se luta agônica entre o poeta e o verbo.
As palavras-joio misturam-se ao trigal...

Mas o bardo, a exemplo da parábola,
Permite que eles vinguem para a poda...

Depois, purifica-os no fogo ardente
Do estro, para que só o trigo da palavra

Permaneça entre nós. Da Poesia,
Então, surge o Poeta, o Poema, e os seus Versos...

Da gênese perfeita que nos doira a alma
A Poesia nos traz acalanto e calma!...

J. Udine


* *

UMA ESTRELA

Fazer poesia
é uma maneira de viver
e dizer "estou vivo"...

Tocar uma estrela
acariciar o sonho
beijar a rosa.

Por um instante eterno
abraçar a humanidade
em versos aureolados.

Fazer poesia é estar no cume
ainda que o poço seja óbvio
e o teto seja nuvem escura.

A verdadeira poesia é assim,
capaz de fazer do homem
uma estrela que ama.

Quantas vezes estive
entre o vazio e a escuridão
mas acendi um poema.

Como um luar profundo
que penetra o pântano e o castelo.

Muitas vezes preso num labirinto
fui resgatado por um poema
pequeno, simples, despretencioso.

Porque a vida só vale
se uma força maior dentro de nós
acender uma estrela.

DANNIEL VALENTE


* *
Profundo!

Enquanto o verso é quente
Na corrente de minha veia
Não mais somente teia
Esquecida e fria como serpente

Enquanto versejo todo meu ouro
Ornado igual tesouro
Meu verso do bom agouro
Vives a trabalhar sua pobreza

Essa tal riqueza efêmera
Morre lentamente
E o tempo a aprecia
Morre apenas sua ignorância

Dádiva! Tu és a dádiva
O Lácio puro! Legitimo sangue
Corre feito menino
Sangra sem parar!

Verso que me mata
E nada compra o meu viver
Corre dentro de mim
O mais valioso das riquezas...

André Fernandes


* *

Quantas voltas dá o tempo?.

O tempo gira as voltas
do giro que a vida dá,
girando roda no espaço,
na roda que o giro dá.

Gira o mundo no tempo,
escoando na ampulheta,
da vida que gira o tempo,
qual giro de uma caneta.

O tempo dá tantas voltas,
qual ciranda, cirandá,
na espiral da sansara,
contando as voltas que dá.

O tempo dá todas as voltas,
que Deus mandou ele dar,
e cada um se contente
com o giro que sua vida dá!

Godila Fernandes


* *

Assim É O Amor

Amar agora e depois sentir saudade.
E aflora o medo a pungir, da solidão.
Ao momento ledo segue a separação.
Embora renegue,coração,a soledade.

Dialética das almas em cumplicidade .
Convivência dos opostos; contradição.
A sombra da ausência fica de plantão.
Bênçãos vem com espinhos; realidade.

Dádiva de divindades, assim é o amor.
Frustra-se o planejador, que quer guiar.
E a cada paixão quase morrer de dor...

Depois renascer; ao beijo se entregar.
Mistério eterno; o desejo abre feito flor.
E quando for para florir, apenas amar.

Rosemarie Schossig Torres

.

Nenhum comentário: