Tópicos

sábado, 23 de julho de 2011

PEQUENAS GRANDES PÉROLAS!


* * *
Sois o perdão na existência!.

Quem sois vós para entender
os desígnios de vosso Pai?!
Sois um espírito em nova alma,
expiando outros tempos...

O amor que vos queixais agora,
é a mesma dor que causastes
em outra alma de vosso coração
a quem magostes como agora sentis.

O amor não avisa quando chega,
porém deixa marcas ao sair,
aliviando a caminhada evolutiva.

Sois caminheiros em busca de perdão,
sois o amor do Cristo ressurgido
e o amor de vosso Pai no coração!

Godila Fernandes

* * *
CATIVO

Através das grades de minha cela,
as paisagens são obscuras, deturpadas,
galope de zebras ruidosas;
falta brilho, espaço, visibilidade,
sobra angústia, desespero, liberdade.
O jardim é pálido, o meu olhar livído,
a fonte carece de água, esbanjo mágoas,
queria estar em qualquer outro lugar,
fora da gaiola metalizada,
dentro de uma jangada,
fustigando o alto mar.
Senhor meu ...
Dai-me asas adultas,
uma catapulta,
um balão de gás,
para que me liberte,
desperte a vida,
devolva-me o ânimo,
toda força e fé,
que ficou pra trás.

[gustavo drummond]


* * *
Razões



Sou flor decaída.
Beija-flor sem dono.
Em mim feridas.

Esse meu eu, meu triste eu.
Que por ti acelera coração
Faz tum tum. (e não é samba)

Faz tum tum.
Não sei se meu coração compõe,
Nem tampouco toque lira

Ou berre na corda da guitarra.
Só consigo ouvir a batida
E peito dói magoado.

Se há razões, sinceras razões,
Nesse modo psicótico de te amar
Levo em deriva meu amor poeta por ti.

E feito flor o vento sopra-me.
O beija-flor em mim é malmequer.
De resto, feridas.

(Rod.Arcadia)


* * *
Rosa Perpétua

Na companhia de qualquer ilusão
...A procissão de mil promessas...
Que ganham espaços no coração
e num abraço as crenças confessa.

Formam par: o sonho, a esperança,
que mesmo vacilando na descrença,
parem utopias; suprem confianças.
Fé cumpre juras de eterna presença.

Sempre viva, a flor que nunca estiola.
Certeza que o seu amanhã persegue.
Rosa perpétua, a pétala que consola,
qual asa perene, no céu prossegue...

Rosemarie Schossig Torres


* * *
***Tempo***

O tempo é lento no contratempo
do criador ao invento
o tempo é rápido na jogada
quando visita a amada

O tempo é longo entre o lamento
que nas juras, da firmamento
mas é tão curto para os que brindam
que em bolhas, num tilintar findam

Aprendi a dar valor ao tempo
e sei que ele é eterno
que não termina nesta era
mas que sobre sai em outra esfera

Onde a vida reluz, em feixes doirados
na essência primorosa
da virtude que permanece
no âmago da criatura.

Há sempre um tempo
em que precisamos de tempo
para o nosso alento
e escutar o vento
que num sussurro canta:
_ Teeemmmpooo...teeemmmpooo...

by
***RosaMel ***


* * *


Poema



Ai, poema lírico.
É lira que me toca sem pedir.
E o seu perfume que invade o ar.

É a dança nas palavras
O ritmo nos versos
E o balançar de sentimentos.

Se fecho os olhos à musa lírica canta,
Seu presente é a rica inspiração
Onde meu peito enche de saúde

Para declamar, para adocicar
A lira que canto ao desamor,
A alegria e o choro ao vento que carrega

Nos cantos do mundo meus versos
De poeta solidão que sou.
Sou o homem e o poema.

Poema lírico.
Lira que me toca sem pedir.
É o seu perfume que invade o ar.

(Rod.Arcadia)


* *
TAMBORES DA ALMA


Quando o coração retumba acelerado
é sinal que o amor tomou conta da gente,
doma a alma um sentimento encantado,
amar ,é o que se quer, amor o que se sente.

Não há tristeza, a alegria é plena,
uma euforia imensa nos invade.
Toda palavra passa a ser amena,
ao que chamamos de felicidade.

Tudo ao redor ganha uma rara beleza,
de tanta harmonia vai virando festa.
Congratulando, então, a natureza,
rege solene a mais perfeita orquestra.


Saulo Campos


* *

O MENINO FELIZ

Como menino feliz,
saio à rua gritando,
chuto uma pedra,
estico o estilingue,
sem pedra, ouso mirar,
é minha vida que passa,
sou eu o menino feliz,
que empina o nariz
e olha ao redor agitando,
que coisas posso fazer?!
Sou um menino feliz,
que brinca na rua,
que chuta o ar
e levanta pó,
que desenha no céu,
carneirinhos na nuvens.
Sou eu o menino feliz
apaixonado pela vida
que desenha corações
no céu, antes das monções,
Ventos que geram chuvas,
que aliviam a terra solta,
que me deixam ainda mais feliz!

Godila Fernandes


* *
ROSAS AFRICANAS

Olhem na África os refugiados
com fome, com frio, nos ossos somente.
Pelos campos, esquecidos, amontoados,
sendo maltratados como se não fossem gente.

Os tratam com tanto desamor,
outra vez os poderosos feito Pilatos,
Lavam a consciência, deturpam os fatos,
são negros, mas a alma não tem cor.

O resto do planeta, meros seres coloridos,
sem mentes e almas, pervertidos,
Fazem eterna a escravidão, e ninguém pensa.

Mas somos todos irmãos, essa é a verdade,
e, se nos falta um pouco de solidariedade,
vai sobrando frieza e indiferença.



Saulo Campos


* *
MUDANÇA

Pelo contorno brando
de suas asas
Eu voo numa clara sincronia.
Encaro as mudanças
Como toda borboleta
Toca suas experiências.
Palpita o mundo vegetal
no seu entorno ...
Só amadurecemos
quando entendemos
o colorido das flores
e o sentido da tarde.

Gladis Deble


* *
NAS ONDAS DE TEU DESEJO

Mesmo oculta, a Lua
Veio linda nos brindar
Entre nuvens cinza chumbo
Clareia as águas do mar...

Na sombra da lua oculta
O desejo sem se ocultar
Teu lindo corpo desnuda
Junto as águas do mar...

Onde o sal da tua pele
Salubre em minha boca
Mata minha sede gota a gota
Nas salgadas águas do mar...

E os teus murmúrios de água
Junto aos meus gemidos de vento
Entoados em alento
Confundem-se com o canto do mar...

Sob o encanto na lua
Junto a magia do mar
Nas ondas de teus desejos
Eu soube sem medo te amar.

Mavie Louzada.


* *
AINDA ASSIM


Que o amor seja sempre maior que o sonho
Pois o desgaste é certeiro como a morte
E para que a realidade seja melhor que a sorte
É preciso manter os pés no chão, para ao sonho se entregar.

Para quando as diferenças surgirem
E a rotina os defeitos apontar
O cansaço for maior que o desejo
Ainda assim o amor possa mais alto falar.

Para quando os sonhos perderem as asas
E o silêncio se tornar perturbador
Ainda assim possamos reconhecer no outro
A verdadeira essência do amor.

Pois amor é incondicional cumplicidade
É saber os limites respeitar
É superar os defeitos limitantes
E ainda assim ser capaz de amar.

Mavie Louzada


* *
Sabe-se lá, poemas de um trovador
ou querubins australianos contaram-me
um dia, lembro de vários camponeses
e vilas, também búfalos navarros
entoando longos mantras episcopais,
eram frutos de ancestrais do pensamento.

Os frutos de ancestrais do pensamento
somente a pílula do pensamento
incendiando-me nessa relva lúgubre
de idéias, nosso poder do pensamento
eram frutos de ancestrais do pensamento,
a morte no pensamento, uma serpente.

Vos observa com seus olhos de fogo
mente malévola entre a loucura
e a insanidade, conhece o paraíso
leve-me então aos campos pútridos de tua
mansão, entrega-me a sabedoria
do prelúdio, suas garras do mistério.

P. Viajei


* *

FOGUEIRAS

Corações unidos e corpos separados.
As amplidões acendem suas fogueiras.
Duas; uma em cada peito, quentes leiras,
que a distância vai, escava com cuidado.

Ânsias de um amor, que quer ser tocado.
Desejo vem equipado de flechas certeiras.
Os seus dardos são candentes caldeiras
e o fogo da ausência incendeia dobrado.

O tempo manuseia as chamas pequenas,
que se apagam, com o vento do olvido...
Esquecido o prazer longe da carne pena.

Grandes labaredas têm o ardor mantido.
Sua madeira queima devagar... Serena.
Teimam sonhar-se juntas; corpos unidos.

Rosemarie Schossig Torres


* *

Nãovoltomais...nãovoltomais!.

A paisagem vista da janela do trem
diz que ficou lá longe um grande amor,
uma esperança cinza de sonho vão,
diz: tealcançojá, tealcançojá, tealcançojá....

E a luz do sol que adentra o vidro da janela,
impede de ver a verde paisagem lá fora,
e a melancólica, porém doce vida que há nela,
diz: nãová, nãová, nãová, nãová, nãová....

O coração escorregando pelo peito afora,
grita de dor em plena janela contra a paisagem,
vemcá,vemcá,vem,vemcá, vem cávemcá vemcá....

A paisagem mudando sempre, deixa pra trás você,
que perfeito, puro e ingênuo deu-me o único amor,
que com o trem diz: jáfuiembora,fuiemborafuiembora...

Godila Fernandes


.

Nenhum comentário: