Tópicos

sexta-feira, 2 de julho de 2010

PEQUENAS GRANDES PÉROLAS!

* * *
ESPELHO


reflexo quase estranho
vejo imagens variadas
como luzes dispersando
através de um cristal


um complexo de almas
na mais plena sintonia
entreolham-se parvas
dúvida ou agonia?


meu pleno modo de ser
na sua serenidade
contemplando o que supõe
verdadeira realidade


e mirando o espelho
entendo o meu universo
encontrando o infinito
encantado e extroverso !



Eliane Thomas


* * *

(CLIQUE PARA AMPLIAR)


* * *

Andem comigo, sonhadores!

Vivo em estradas de brilhantes ladrilhos
Canto das músicas apenas os estribilhos
Tenho na face um sorriso convidativo
Busco nos olhos o princípio ativo

Quero dançar o ballet dos astros
Chamo em versos o seguidor de rastros
Brinco com as religiões num afago
Distorço superstições sem embargo

Andem comigo, sonhadores
Faremos desenhos nas estrelas
E rodopiaremos os pudores

Entoem comigo, senhores
A melodia da luz das velas
E teremos a harmonia dos amores

Anorkinda


* *

Armadilha


Sairia como um andarilho
pelas ruas da vida
sem eira nem beira,
procuraria uma luz
que não teria sombras
nem mesmo brilho,
engoliria poeira
de tantos chãos,
passaria fome
na minha reclusão,
no silêncio de meus pensamentos
esqueceria meu nome,
ao sabor do vento
invadiria espaços
e buscaria respostas,
se fizesse isso assim
criaria uma armadilha para mim
e seria cobaia dos meus inventos.

Joseph Dalmo

* * *
O oásis de cada dia

Deseje-me sorte em voz alta
É como carregar o embuste no colo
Cegue-me com areia nos olhos
Envenene-me coma saliva mais farta

Consigo a solidão de um espinho
Tenho a companhia de uma flor
Sou seu brinquedo de menino
Esquecido em qualquer gaveta
Com uma etiqueta, escrito “dor”.

Lua e estrela, combinação astral.
Brilho e beleza, só falta você.
No espelho d’água, trilogia perfeita
Tudo absolutamente normal

É a delicadeza que constrói você, seu quebra cabeça
É a pureza que circula por dentro
Na certeza de estar certa na seta que acerta o alvo
Tudo no seu devido momento

Agora vou indo com seus votos e coragem
Embriagado de otimismo e muita energia
Em uma vida que passa a minha frente como uma miragem
Buscando o oásis nosso de cada dia

André Anlub


* *
ODISSÉIA

A caravela dançava, inconstante,
pelo sétimo céu de Netuno,
entre sargaços, lixo flutuante,
Rumo a galáxia ignorada,
Tripulação boa o bastante,
para se ir a lugar nenhum.
Mercenários práticos,
piratas gatunos,
relé da armada
da Macedônia.
Convés imundo,
Sem instrumentos
básicos para navegar;
forte cheiro de amônia,
ratos de porão, resto de mar.

A cada novo momento
a procela virava a nau,
como fosse de isopor.
Velas apagadas,
Timão danificado,
Proa sem cor,
corroída por sal.
A sede trincava os lábios,
formava quadrados na pele;
Pena não ter olhado
para os sábios
conselhos dos astrólogos,
não ter consultados o astrólabio,
verificado a bussóla, a barca,
o mapa rasgado.
Raios riscavam o horizonte
como espadas chinesas.
Perdida esperança ...
Engasgado com um grito de socorro,
vem a certeza:
logo, logo,
nós, argonautas viveremos
o último sono, no piso irregular
do Oceano inexistente ...

[gustavo drummond]


* *

Vai estar tudo bem
Posso dizer que é lindo
escorregar em seu rosto
Posso dizer que é sutil
a linha curva do imposto.

E dizer-te dos lábios,
que me seduzes as moléculas
ou as películas alvoroças,
cheios dos passos sábios.

Que passo é passo mesmo torto
e sou feliz a encurvar-me pelas bochechas
e que se caminho é porque me movo
e que sempre me deixo às tuas deixas.

Mesmo se hoje não me quiseres
Digo ainda que posso dizer:
Para uma lágrima
Tudo é doce.

-Mateus Araujo



* *

DE FRENTE AO MAR

Queria estar na varanda...
Ah! Essa brisa que vem da tua poesia
Embala a minha rede

Janete do Carmo


* *
SEGREDOS


Não há, quem não os tenha
faços deles meu cofre
minha senha

trato-os como meu talismã
sempre ternos
trunfos do meu amanhã

se os abro, fico só
nem pensem
tenham dó

sou fechado? nem tanto
as vezes só capa
de santo

e o manto?
as vezes consigo prende-lo
no canto

do meu esboço
quando levanto o pescoço

pra alinhar meu cabelo


pedro costa


* *


(CLIQUE PARA AMPLIAR)


* *


(CLIQUE PARA AMPLIAR)





Nenhum comentário: