Tópicos

segunda-feira, 12 de abril de 2010


PEQUENAS GRANDES PÉROLAS DA SEMANA!


O relógio


O relógio fica na parede
Fazendo o balanço da madrugada
Contando as horas
Que durmo...

Feliz quem não se importa
Mas é preciso ter hora marcada
Amanhecerá, e voltarei a rotina.

Correr contra o tempo
Resolver problemas
Ver pessoas desesperadas
Que se esqueceram
Da paciência e não podem esperar

A hora é precisa
E tudo tem seu valor
E não posso me atrazar.

Passa a hora
O dia
A noite
Tudo passa.

Só não passam
Os problemas
E o cansaço.

Preciso ver o meu amor
Quando o sol se por
Sorrir, brincar
Compartilhar sonhos
Ver estrelas.

E não ver a hora passar

Passou a noite
Tudo se foi
E fiquei esperando
Para ver de novo
Aqueles olhos
Brilharem

E o relógio inverteu
Começou a andar
Para trás

A hora ficou infinita
Eterna, marcada...
E eu fiquei observando
Esperando sem razão.

Ouvi um barulho
Tic...
Meu coração parou
Espero que volte.

Clayton Pires



POR UM FIO
.
A vida por um fio
invisível, risível fio
às vezes, forte
às vezes, frio

Seguimos marionetes
rindo, chorando
às vezes, tristes
às vezes, sonhando

Chove sobre nós
Pássaros e flores
às vezes, luto
às vezes, cores

E deitamos finalmente
quando a alma nos espreita
às vezes, sono
às vezes, fim de colheita

Amélia de Morais



ESPERO POR TI

Banhei-me com claros raios de luar
E perfumei-me com as essências da noite
Para esperar meu eterno astro-rei

Vesti o manto transparente de estrelas
E até usei um creme hidratante com orvalho
Para a pele ganhar a maciez das nuvens

Colori os lábios com o vermelho de Marte
Coloquei os anéis de Saturno nos dedos
E, com o círculo de asteróides, enfeitei os cabelos

Preparei um leito macio com as nebulosas
E para tudo ficar à meia luz, apaguei metade do céu
Então, fechei a janela do tempo para prender o espaço

E esperei a chegada do ardente astro-rei;
Porém com a realidade do desejo fiz contato
Em primeiro grau, imediato, vi que sonhei...

Janete do Carmo


Chaga recente

Ferida aberta no peito escorre
A dor da lamina ainda sinto
O frio do metal nas entranhas quentes
O grito calado num labirinto

O rasgo da pele de sentimentos
Antigo sarar que agora jorra
Cicatriz desfeita, novo traço
Feia imagem, eu quase morta

Pele que enrijece coração
Capa posta por cima do amor...
Sofrimento gera negação
Solidão, remédio a esta dor

E a chaga aberta, tão doída...
Enegrece o sol da minha vida
Mergulhando-me assim, num mar de dor

Márcia Poesia de Sá




Inspiração de vidro

Seja vidro ou seja aço
Maleável ou rígido
Água pura de regato
Chuva brava de improviso

Seja mansa, doce e linda
Ou furiosa alquimia
Rasgos de fúria que eclodem
Mansos rios de poesia

Inspiração variante
Respiração ofegante
Mente que transborda idéias
Vidro d’alma radiante

Caleidoscópio das cores
Rastejante serpente permanente
Vidraça de todos os sabores
Minha alma, pedaços de gente

Márcia Poesia de Sá

Confesso

Já vivi dos sonhos
As mais doces nuvens

Já senti os mais febris
Desamores

E o maior pecado
Que já cometi

Foi fugir de mim
Quando menos podia

Hoje sinto falta
De estar comigo.

Clayton Pires

Busca absurda.


Quero me expor integral
e simplesmente:
deixar de considerar intocável
o que não me isenta de culpa.

Quero esperar, no outro, algo
além do ser mesquinho...

Pondo um “s” em tudo
que chamo de meu.

Quero construir um espaço mundo
onde, de fato, nos pertençamos.

Crescer sem a negação do que fui.

Ter a esperança
de aceitar as diferenças.

E depois de todo esse trabalho,
quero te conhecer...

Sabendo que conhecer-te
não é só saber como te chamas,
nem como estás passando!

Quero, por Deus,
ser plural...

E viver o absurdo
de buscar a felicidade.


Guilherme Bassalo & Arabela Morais

UM PENSAMENTO SÓ!

Um pensamento me domina,
um só...
Que vai e vem,
arremete
e se repete,
aterrissa
e decola,
sem aterrissar.
Sem ficar,
sem se tornar real.

Afinal,
isto está acontecendo
ou não...?
É concreto,
palpável
e visível
ou apenas sensação,
mero sonho,
estágio
entre verdade e ilusão?

Agito-me
entre espasmos de realidade
e devaneio,
no seio
da noite...
Sou marionete
do meu subconsciente
que se diverte
na obsessão compulsiva
de um pensamento só.

É madrugada alta
e ainda estou
à mercê da incerteza
dolorida...
Não sei se durmo
e sonho
que te perdi
ou estou aqui
acordado e sozinho
porque te perdi na vida...

Um pensamento só,
vício da minha mente
no torpor
que me acomete
e nele estás presente,
estás comigo,
o amor está fluindo...
Se é vida, quero estar vivendo,
se é sonho,
quero estar dormindo!

Rui E L Tavares

INVASÃO

Seu olhar penetra frestas, fendas,
hipnotiza meus sentimentos,
domina sonhos, pensamentos.
atravessa viadutos, sendas,
enfeitiça meus desejos urgentes,
rasga vestes, peito, inclemente.
Ai de mim, sem saida, sem fuga.
desvairado, rendido, reduzido
a um brinquedo seu.
impregna poros, pelos, mente,
aroma que não se desfaz,

Está em mim,
em Tóquio,
toques.
meus versos
controversos,
meus cantos
solitários.
gosto de anis,
sabor de amor,
gestos primários,
rabisca minhas idéias,
apaga o sentido principal.
se diz proprietária,
posseira,
capital de minha vila,
mercenária,
passageira
do trem noturno,
de meu diário,
meu horário.

Abusa, extrapola,
transcende, ultrapassa,
plena de graça,
faz o que quer,
adere que nem cola
de última geração.
Única mulher
que se atreve,
dominar meu coração,
fixa morada no meu âmago,
íntima intimidade,
semi-eternidade,
fato consumado,
sem fim,
dilacerado,
sua posse,
sem fim.

[gustavo drummond]

ABISMO

Caindo
Na escuridão

Não pude enxergar
A luz da saída

Meus olhos sangraram
O papel.

Clayton Pires


AMOR ABSURDO
.
Deposito
nas suas mãos
o absurdo do meu amor
daquele amor obscuro
silencioso
que grita além do ouvido
sentido
na vibração do tempo
de cada dobra do vento
que rebate no teu rosto
e traz de volta pra mim
o perfume do seu silêncio

Amélia de Morais

AMOR DE AREIA

Foi efêmero o amor que exaltaste
aqui, ali, ...aos quatro cantos
morreu na primeira tempestade
assim como outros tantos...

Não era amor como dizias
uma fantasia, talvez, quem sabe fosse
mas o fato é que se fez amargo
quando afirmavas que era muito doce.

Mentiste para todos ou te enganaste
às incertezas ficaste alheia
e sobre elas, enfim, montaste
nada mais do que um amor de areia.

E sendo de areia, como um castelo
fraco era e não resistiu
ao primeiro vento da vida
caiu por terra, acabou, ...ruiu.

E, desiludida, então choraste
expondo a intimidade da alma nua
culpando o destino por tamanha dor
quando a culpa foi somente tua!

Rui E L Tavares

Sombra

Abracei a tua sombra
num insano sentir...
Ardi-me de paixão

Diná Fernandes

Nenhum comentário: