Tópicos

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Do tópico PEQUENAS GRANDES PÉROLAS!

Silêncio

Fui o breve em poucas palavras
Fui o som de dentro... O silêncio!
Desde cedo fui calado, fui velado
Mas não calo o que de mim eu sou!

Fui silenciado pela indiferença
Amordaçado pela voz impaciente
Pelo grito que sai indecente
Rompendo grilhões nas multidões

Minha paz é o meu maior segredo
Que nasce num veio de felicidade
Minha calma é o meu maior sonho
Quietude e cumplicidade...

O sossego não tem pressa
Não tem espera...
Nem audiência...
Tem a serenidade de um silêncio!

André Fernandes

"APENAS UMA ROSA"

Busquei a flor perfeita
de jardim em jardim
uma que fosse aceita
por você e por mim.

Nessa procura andei tanto
pela flor que causasse esse efeito
mas não achei no entanto
neste mundo imperfeito.

Tinha que ser imaculada
grandiosa porém singela
entre as flores desabrochada
para ser a mais bela.

Então olhei para as estrelas
na noite clara de verão
por horas fiquei a vê-las
na busca de inspiração.

Para Diva tão formosa
uma estrela em fulgor
apenas uma rosa
poderia ser essa flor.

Cerrei meus olhos e viajei
além do Universo,...o fim
e foi lá que encontrei
o mais perfeito jardim...

Aceite Diva esplendorosa
trouxe-a envolvida em véu
a mais linda rosa
que fui buscar no céu!

Rui E L Tavares

MENINA POESIA

nasceu assim:
chorando em versos
compassado, ritmado,
declamando em vogais
com perfume de branco jasmim
conhecia autores diversos
nem bem aprendeu a ler
saia, casa a dentro,
quintal a fora,
rimando
cantando,
com encanto,
magia.

a poesia, a menina
cresceram da mãos dadas,
essência feminina,
estrofes aladas.
sensível ao amor,
ao arco-íris
multi-cor
dançou na chuva
hipnotizou o sol
fez reta; a curva
de seu anel.

talento, imaginação
esreve como qem beija
feitiço, oração
sabor de graça, cereja
estilo definido
estio consentido.
(fértil, apta)
poetisa, com certeza,)
de primeira grandeza!

[gustavo drummond]


RASCUNHOS


Nestas horas, quando reina a paz
envolto em papéis e neles
encontro-te pois tu estás
no meio de todos eles...

São Poemas, Sonetos, tantos Cordéis,
Indrisos, Rondéis que fiz para ti
rascunhos em velhos papéis
que nas madrugadas eu escrevi...

Nestas horas, saudoso agora os leio
e releio como tantas vezes fiz
são tantos, mas é no seu meio
que te encontro e que sou feliz...

São eles todos, os nossos anéis
elos de união de vários momentos
aqui, nestes guardados papéis
estão rascunhados meus sentimentos...

A saudade me traz e assim eu venho
ler de novo e pensar em nós
agora, além dos rascunhos eu tenho
o doce timbre da tua voz...

Assim, te amando, por aqui eu fico
nesta cama, em meio a tanto papel
e na madrugada, quando no pico
adormeço abraçado a um Rondel...!

Rui E L Tavares


UMA AMIZADE INTERNACIONAL

O que pode separar uma bela amizade?
Serão os oceanos ou o fuso horário?
Serão os quilômetros percorridos
Ou simplesmente a mudança de calendário?

O que pode distanciar dois corações?
Serão os rancores ordinários?
Serão os dissabores temporários?
Ou somente a indiferença do correr das horas?

Uma amizade pressentida e imediata
Alimentada com simpatia e adoração
É algo forte como a Grande Mão
Que orquestra destinos e redemoinhos...

Nada pode separar o que é lindo e definitivo
Mesmo que isto não seja palpável
Uma linda amizade se iguala aos outros motivos
Que temos para perseverarmos em ser felizes...

Léo Messias e Anorkinda Neide.


QUANDO NOSSOS OLHOS SE TOCARAM...

Quando nossos olhos se tocaram
na trajetória
inversa
dos nossos olhares...

Desabrochou a rosa
no jardim do amor !

Quando nossos olhos se tocaram
nos destinos inversos
que tomaram
pela viagem do tempo...

Resplandeceu a luz
na pétala da flor!

Quando nossos olhos se tocaram
fez-se a magia do condão.
No exato momento
de tão doce união...

Nasceu o dia
e cobriu-se de Poesia!

Rui E L Tavares


ENTRANHAS DE PAPEL

Ao revisar os meus antigos escritos,
vejo sentimentos da alma, inscritos.
Vou folheando entranhas de papel,
onde o coração se desvenda, é fiel.

Faço com as linhas o meu espelho;
auto-divã; quero um bom conselho.
Aí vejo todos os pontos nevrálgicos.
Os momentos felizes e os trágicos.

Olho o processo entre atônita e crítica.
Busco um diagnóstico; visão analítica.
De tanto treinar abandonei o umbigo.
Já não há catarse; ofício de poetar sigo.

Rosemarie Schossig Torres


FILHOS E PAIS...(Pais e Filhos...também)

Família é a palavra, que me deixa em desconserto
por mais que eu tente o acerto
sempre saio da linha...

A linha reta da vida
por vezes desacerta o sentimento
nem sempre é exato o momento
do que vivo com o que sinto...

expresso meus sentimentos
fora da margem esperada
a atenção desejada
desperdiçada em alento...

No fim é a mesma estória
de incompreensão, compreendida
amor esbravejado em gestos
inesgotáveis da vida.

Mavie Louzada.


MENESTREL APAIXONADO

de onde vem a divina inspiração
que o leva a criar lúdicas canções
versos vermelhos, vivos, românticos
que encantam a razão do seu canto,
quase escondida, em seu castelo
doce lirísmo, envolvente anelo.
suave som, que alegra colíbris
faz arco-íris dançar envolvente.
estrelas piscarem emocionadas.
canta trovador, maravilhe sua amada
não existe amor impossível
arme-se de alaúdes, citáras,
ame-se, ame-a ilimitadamente.

chame a paz para bem perto
cubra de rosa e alecrim
o manto que ela veste
deixe o coração bem aberto
não permita que este idilio
conheça o fim.
deixe fluir inconteste
a balada dos sonhos seus
poteja-lhe com um pálio lunar
faça da sua janela, seu altar.
ame, ame sempre, ame muito
menestrel enviado por Deus!

[gustavo drummond]



À sombra da poesia

Não acredito na sanidade
Nada poderá ser...
A sombra se estende
Sobre mim mesmo
Sobre o instrumento mais belo:
___A poesia!

Se não acreditar em algo bom
Tudo vira loucura
E a barbárie instala no coração,
Que estava a poetar
Então morre o sonho:
___Sem poesia!

Eu não entendo
Corre uma lágrima lenta
Fria e sem concórdia
Sem nada
Gelando os passos escritos
Finda assim o mais belo:
___A poesia!


Diogo Fernandes



2 comentários:

Viviane Ramos disse...

Ai que lindo!! Eu sou menina poesia!!rsrs, me senti!!

Obrigada!!!

Viviane Ramos disse...

Agradeço ao Poeta Rui por "Apenas uma Rosa, e ao Poeta Gustavo por " Menina Poesia", e por todas estas linda PÉROLAS!!

Abraço a todos!!