Tópicos

segunda-feira, 15 de março de 2010



DA MARATONA POÉTICA "SEMANA DA POESIA"

Parcerias que versaram sobre:



DIZEM QUE AS ROSAS NÃO FALAM

Dizem que as rosas não falam
Mas esta, está sempre a versar
Dizem, que em beleza se calam
Se belas, tudo dizem a quem as olhar?

Há algo mais, bem mais além
Da cor, do tom... do doce perfume
É um dom que só ela tem
Que em muitos causa ciúme!

Sei que Cartola nos disse
Que a rosa não fala
Mas será que omitiu
Que a mesma não fala, pois cala

Escondendo os segredos do amor
A doçura da paz interior
A beleza do eterno perpetuado
Em outras rosas espalhadas ao seu lado.


Viviane Ramos e André Anlub


ROSA POESIA DE TRANÇA


A poesia é a rosa
que em mim se faz prosa
onde conto minha vida
em tom cor de rosa

e assim nem parece tão sofrida
a dor tansforma em magia
e creia, fica até mais bonita
ah! mágicas da poesia

é nesse encanto do verso
que floresce a rosa vida
transmuta, esse universo
traz poesia embevecida

espalha aos quatro ventos
o perfume dessa dança
tão menina em momentos
rosa poesia de trança...


Viviane Ramos e Pedro Costa


Apaixonada

Ando apaixonada, calada vendo estrelas, todo dia...
E o vento do mar que sopra em mim, entoa melodias
Quando as cores de minha arte, me fazem decolar

Ando apaixonada, sonhando com tua voz e teu sorriso
Falar que eu te adoro, já nem é mais preciso
Meus olhos dizem tudo em meu lugar...

Em verso e prosa, ando enamorada...
E castigo as letras ao tentar te traduzir
Quero o teu perfume delicado a me fazer sorrir

Em pétala de rosa, alada por teu amor
Suspiro em rimas e em cores
Meus sonhos revelam teus ardores...

Márcia Poesia de Sá e Anorkinda


A rosa e o poeta

E foi ela, a rosa formosa.
Que desfilou garbosa
No jardim dos perfumes.

E foram eles, os poetas.
Que desfiaram as secretas
Linhas animadas em cores.

E foram os dois de mãos dadas
Que por dias e madrugadas
Se fizeram tão unidos.

Rosa e o poeta ninguém acusa
Dos seus escritos virou musa
A tornou a mais bela poesia.

Anorkinda /ღRaquel Ordonesღ


As rosas e os beija-flores-querubins.

Rosas, flores e todos sabores.
violeta, lilases diversos odores.
grandes, minúsculas e pequenas
alegram a vida e viram poemas.

poetas se encantam, fazem canções
transborda em palavras os corações
inundam de prazeres, alegres almas
em um impulso o peito bate palmas.

E os poetas tornam-se beija-flores,
Buscam nas rosas seus olores;
Ou tornam-se alegres querubins
Para obterem no amor os seus fins...

Ah, essas flores tão morenas,
Tão sutis, belas e serenas,
Andam a caçar os corações,
Dos poetas em doces canções...

(A.) Raquel Ordones & J. Udine.


Canção do jardim


Na canção do jardim
rosas entoam um tom
e beija-flores se aproximam

Dançam em voo
representando um dom
o sol bate palmas de satisfação

Tudo em harmonia
Tudo em plena comunhão
Em absoluta perfeição fazem moradia
Agradando a qualquer coração

Calma, brilhante e linda
Imponente voar e odor
Com suas belezas ímpares
Colorem o nosso amor

Anorkinda / André Anlub



Minha rosa, sua poesia.

Dou-me a ti em poesia
Da-te a mim em rosa chá
Contigo em parceria
Por onde quer que eu vá

Pousam versos perfumados
Trazidos por querubins
Que transformam-se alados
Em rosas desses jardins

Rosas essas que me inebria
Leva-me por caminhos sem fim
Viajo na constância de perfume
Do gosto adocicado enfim.

Perdido nesse jardim, me acho.
Meus versos são seus, emoção
Carinho da escrita que escorre
As rosas para ti do meu coração!

Pedro Costa / ღRaquel Ordonesღ



PERFUMADA PARCERIA

Dou-me a ti em poesia
dá-te a mim em rosa chá
contigo em parceria
por onde quer que eu vá

Pousam versos perfumados
trazidos por querubins
que transformam-se alados
em rosas desses jardins

Vejo em ti as liras antigas
dos cantores magistrais
meu perfume faz-se cantiga
em tons de amores astrais

Versos de poesias celestiais
Nos unem em sua magia
Abro-me em pétalas especiais
para honrar esta parceria

Pedro Costa e Anorkinda


Com o vento...

Achei-te perdida no tempo
Olhos molhados de pranto
Louco arrependimento
Doce santo

Nunca um amor, um tormento
Leva-me contigo, minha dona
Palavras bonitas vêm com o vento
Nunca sentirás abandono

Levei-te comigo por dentro
Como o primor das rosas
Verti o encantamento
Doce prosa

Sempre que soprar o vento
Estaremos conectados
Na poesia emolumento
Nosso tesouro resguardado

André Anlub e Anorkinda



CORAÇÃO DE POETA


No coração do poeta
É estação primavera
Flores, lírios e cravos
Rosas, perfumes e hera.

Vermelho sangue de flor
Azul, espaço, firmamento
Rosa, fragrância do amor
Violeta olor de pensamento!

Contudo no coração do poeta
Nem sempre é quimera
Por vezes há odores amargos
A exalar da rosa triste, a mais bela

Que hoje chora em versos
Ledos sonhos criam seu chão
Divagam agora tão dispersos
Perdidos em meio ao orvalho do seu coração.

Raquel Ordones e Viviane Ramos


A rosa da poesia desabrochou!
Foi ontem pela manhã,
o primeiro raio de sol
anunciou a descoberta!

Do pé de inspiração
o pequeno botão
corajosamente
espiou a vida

Feliz sorriu,o
Jardim em
palavras
Coloriu.

poema
frase
verso
fluiu!


Anorkinda /ღRaquel Ordonesღ



Desabrochar da poesia


A rosa da poesia desabrochou!
Foi ontem pela manhã,
o primeiro raio de sol
anunciou a descoberta!

Do pé de inspiração
o pequeno botão
corajosamente
espiou a vida...

E vidas são espiações,
são soluções escondidas,
são salvações tão buscadas,
são silêncios latentes.

Do pé, o botão.
Do botão, a rosa.
Da rosa,
a última estância do verso.


Anorkinda / Ânderlo Strwsk



No fundo do poema

Cavei fundo no poema,
a buscar qualquer ardor,
a entender o "tanto amor",
e ter dos versos, o dilema.

Soa surpresa, faminta e formosa,
o duro núcleo em si, cravado,
o poema, não como o cravo,
mas como o véu da tez da rosa...

No fundo da poesia, examinei
Sua ardência e seu calor
Foi como se o verde sumisse
Da raiz daquela flor

Amarelada, sem vida
As rimas tentei buscar
Para fora dessa cova
Sua força irradiar!


Ânderlo Strwsk /ღRaquel Ordonesღ


A viagem

Se eu fosse com você...
Na medida infinita da viagem
Sem partida, sem retorno, só miragem
aos desertos que pintamos em alegria

Nós seríamos a luz no infinito
Rasgo puro iluminando todo abismo
Tanto amor a escorrer em teus murais
E a obra prima sendo escrita em nossos ais

Sendo as rosas mais cheirosas do jardim
Sendo o mundo feito todo para nós dois
Sendo a vida infinita até o fim
Sendo a tristeza deixada de lado pra depois

Vivendo o momento único com você
Minha rosa, minha prosa
O universo é o limite pra viver

Márcia Poesia de Sá e André Anlub



AQUARELA DOS AMANTES.

Se eu fosse com você...
Na medida infinita da viagem
Sem partida, sem retorno, só miragem
aos desertos que pintamos em alegria

Nós seríamos a luz no infinito
Rasgo puro iluminando todo abismo
Tanto amor a escorrer em teus murais
E a obra prima sendo escrita em nossos ais.

Ah, que belo sonho, que linda quimera!
Nós dois a vagar de esfera a esfera,
Como dois amantes iluminados
Pela luz das estrelas e o clarão da lua!

Ah, amada, nós dois cantando na mesma toada,
No infinito espaço na nave gloriosa do amor...
Que sonho, que utopia, que doce poesia
A permear os nossos corações em esplendor!

Márcia Poesia & J. Udine.




Rosas e Poesia

Uma poesia torna-se rosa
Que um dia desabrochou
A cada linda flor garbosa
Sou poema que restou...

Uma rosa torna-se poesia
Que a cada linha renasce
Uma centelha a cada dia
A ti um verso que nasce...

Nascendo e morrendo, vive a rosa
Cantarolando espinhos em tons de prosa
E do solo nú, de toda rebordosa
Revive a floresta de cores em tons

Mas a poesia abre como o botão
E a primavera perdoa os poetas
Recolorindo as nuvens sem cor
Em versos livres, chamados amor

André Fernandes e Márcia Poesia de Sá


Falemos das quimeras

Falarei dos versos em segredos ternos
Lentas quimeras em estrelas tantas...
Falarei de amor no ouvido de um pássaro
Revoada santa de distâncias tantas

Comeremos nuvens no amor infindo
Mar de pura onda em azul cobalto
Céu de puro escarlate pingando afeto
Nascimento reto de um futuro lindo

Serei a resposta de um sorriso ao ler
Ao abrir as asas no esvoaçar perdura
Tal qual o sublime poema a te ter
No limiar da essência pela qual dura

Saciaremos os devaneios com farturas
Alimentaremos nossas ideias ardentes
Beberemos de nossas rimas futuras
Que o trovador feliz as faz... Freqüentes!

André Fernandes e Márcia Poesia de Sá


São rosas e poesias


São rosas e poesias meu cantar,
Meu rondó, xodó que bate, bate,
Violão que sola alma de trovador.

São rosas e poesias, meu coração cantador,
Salta meu verso nas palavras nas bocas das crianças,
Ciranda poética, girassol que sorri.

São rosas e poesia que ofereço
Tão singular cheio de apreço.
No coração soa a batida

São rosas e poesias que embriagam
No peito o calor que afaga
Nas palavras a verdade dita!

Rod.Arcadia / ღRaquel Ordonesღ


Rosas trovadas

São rosas e poesias meu cantar,
Meu rondó, xodó que bate, bate,
Violão que sola alma de trovador.

São rosas e poesias, meu coração cantador,
Salta meu verso nas palavras nas bocas das crianças,
Ciranda poética, girassol que sorri.

São rosas primorosas a encantar
Todo trovador que se atreve a sorrir também
Coração acompanha a batida do violão

São rosas da canção de um cantador
Em poesia e emoção encantando multidão
É música, parceiria e risos de crianças

Anorkinda e Rod.Arcadia


Versos de encanto

No calor do meu verso
Inspirado, compus de ti
A poesia meu universo
E tudo que te conheci

Faço de agora o meu dia
No instante da sua beleza
Verso raro tu és a poesia
Que me encanta, é realeza

Partindo de cada ponto
Onde principia um verso
Inspiro-me sempre em ti
Eternizo teu infinito universo

Conheço teus encantos
Aprendo dia após dia
Encantar-me até aos prantos
Doce e amarga poesia

André Fernandes e Juleni Andrade

Alguma vez já te disse?


Será que já te contei das flores?
Já te falei dos amores?
Alguma vez te disse...
De todas as dores?

Será que já te contei do mar?
Já te falei do desamar?
Alguma vez já te disse...
Do desabrochar dos botões?

Se não te disse, digo agora
Por esse lindo momento
E pelo o mundo a fora
Eterno é o pensamento

Flores, amores e dores
Faz parte do jardim da vida
Eles crescem e florescem
Fazendo dela mais linda!

Marcia Poesia/ღRaquel Ordonesღ



O florir de um poeta

As rosas se vão, a poesia fica.
outras rosas nascerão
e na lembrança o perfume
a cor, a textura, a emoção!

Sempre haverá primavera
a poesia sempre irá florir
o coração do poeta
e jardim em vendaval!

Flores, rosas, margaridas
Amores perfeitos, ou nem tão perfeitos...
Sendo por eles repartidos

Primavera de sentires
Verão de paixão
Inverno de versos...sofreguidão.

Márcia Poesia de Sá /ღRaquel Ordonesღ


Eu

Guio-me por ruas que não conheço
Dou meu beijo a quem não tenho apreço
Perco-me nos caminhos cotidianos
Esbofeteio quem amo, sou só enganos

Eu voo pelos céus e não tenho asas
Sou andarilho e tenho mil casas
Rezo para conquistar desejos profanos
Rio das minhas dores, sou só enganos

Na poesia, destilo falsos perfumes
Em noturna vigília, caço vaga-lumes
Envolta em delírios mundanos
Gargalho das horas e dos profanos

Eu desfio pétalas de rosas
Me permito ideias rancorosas
Falo abertamente meus planos
Não aproveito meus melhores anos!

Alexandre de Paula e Anorkinda

Nenhum comentário: