Tópicos

domingo, 21 de março de 2010


DIA MUNDIAL DA POESIA!

E a poesia de AMÉLIA DE MORAIS!




POESIA BOA ESTÁ NA CABEÇA

.
Poesia pode ser luz,
poesia pode ser água,
poesia pode ser pão,
poesia pode ser ar,
porque a poesia
ilumina a cabeça,
refresca o corpo,
alimenta o espírito,
oxigena o coração.
Poesia boa
não nasce do nada,
não é mato,
germina e brota
na cabeça,
corre nas veias,
desponta nos dedos...
e o verbo habita entre nós.

Amélia de Morais


VOZES SILENTES

.
Ah!, como conheços essas vozes!
São vozes
do vento,
das flores,
do mar,
dos olhos,
das mãos.
Vozes do silêncio.
São vozes
da alma,
do tempo,
dos campos,
da noite,
do coração.
São silentes vozes da poesia
cochichadas ao pé do ouvido do poeta,
que as traduz.

Amélia de Morais


ENCANTAMENTOS

.
Meus versos
quando doces,
meus versos
quando alegres,
meus versos
quando serenos,
contam minha vida feliz,
cantam minha alma livre,
convidam pra dança
meu coração de poeta.
Meus versos, tão meus
traduzem encantos
que brotam em mim
e caem letra a letra,
das minhas mãos.

Amélia de Morais


EXERCÍCIO DE UM DOM

.
Mais que palavra
seja dom
ensaiado noite e
dia.

Seja som
cantado
a qualquer hora.

Seja ritmo
descoberto
no pulso e no coração.

Seja alma,
seja carma,
seja luta e libertação.

Seja verdade
e fantasia,
exercício que pulsa
e expulsa pela veia
verso e poesia.

Amélia de Morais


RE(PRESÁ)LIA

.
Enlouqueço
Sem o verso
Solto a língua
Largo o terço

Sem certeza
Corro o risco
Contra o tempo
Laço o tema

Mãos rebeldes
Catam verbos
Criam histórias
Pintam o muro

(Im)Pressões

Amélia de Morais


SURDINA

.
Abafo meu riso
piso no seu sorriso
de siso a siso

Com os olhos
devolvo o seu silêncio

Abafo meu grito
dito, escrito, bendito
recito meu verso aflito

Com as mãos
entrego a minha poesia

Amélia de Morais

APRENDIZADO

.
Aprendi com a vida
a vitória tem mais sabor
quando se arrisca cada letrinha
na palavra que gera poesia.

Amélia de Morais


MEU VÍCIO

.
Trago nos meus gestos
um nem sei que de lembranças,
de recortes de saudades,
de carinho adormecido.

Trago a cabeça em chamas
clamando por um gole d'água,
suspirando por uma rede,
aspirando poesia em pó,
vício meu de todo dia,
descanso dos olhos meus.

Amélia de Morais

NA BELEZA DOS POETAS

.
Palavra mastigada
e algo mascarada
Transmuta fonemas
em alguns dilemas

Letra arrumada
pra balada
festa poética
de ser algo cética

Verbo imperfeito
de namoro desfeito
repete a cantada
mal dita, desafinada

Os versos solenes
intrínsecos nos genes
esbanjam beleza
intrínseca na natureza
(dos poetas)

Amélia de Morais e Anorkinda


SUA MINHA CANÇÃO

.
Como se suas palavras
brotassem das minhas mãos,
pintassem o meu papel.

Como se sua poesia
me abrisse ao meio,
me expondo ao mundo inteiro.

Como se sua música
nascesse da minha garganta,
soasse na minha boca.

Como se seu ritmo
explodisse pelo meu corpo
dançando mundo afora.

E sem ser a autora,
solicito a parceria,
como se fosse eu.

Amélia de Morais

ESCALADA

.
Minha poesia
é um brincar de criança
que corre, ri, faz folia
que cai, chora, se cansa

Minha poesia
é vida de adolescente
onde tudo é alquimia
que sofre tudo que sente

Minha poesia
é mulher adulta
repleta de ventania
e na dificuldade se avulta

Minha poesia
é verso ancião
na cabeça, sabedoria
saudade dos pés no chão

Minha poesia
palavras encantadas
da alma, fotografia
de todos sentimentos, cada
pra minha completude , escada

Amélia de Morais
21/03/2010


Nenhum comentário: